Wednesday, October 26, 2011

Projecto Zarpante: Gravação do Clipe Um Corpo Só

Eis o projecto em acção! O Penna Firme, perfilado há dias aqui no Lounge, está a procura de financiamento para poder gravar um vídeo para a música Um Corpo Só, que podem ouvir a baixo.




Sobre o Projecto:

"Penna Firme vem através do Zarpante chamar vocês para participarem de seu mais novo evento – a gravação do clipe Um Corpo Só – música em parceria com BNegão, Marcelo Valbon e Rafael Kalil. De um jeito leve e descontraído a música fala das grandes metrópoles e da impessoalidade que vive-se nelas. “Tantas pessoas juntas, mas que quase nunca se comunicam”… diz Penna Firme. “Confuso pelo dia a dia, sem crédito nem regalia, sem flash, nem fotografia, um típico mundo que não sai no jornal” (Um corpo só).

O clipe é mais uma produção independente e faz parte do projeto audiovisual Levando a Vida Assim, que consiste em filmar um clipe para cada música do disco (homônimo). Estamos filmando o segundo clipe e chamamos vocês para se juntar a nós nessa jornada!!! Levando a Vida Assim, pois pra tudo que é parceiro que é amigo, eu dou maior valor!!!! O clipe tem a direção de Rabú Gonzales e conta com o apoio de vocês para se realizar!!" 



Um Corpo Só


Sobre Penna Firme:


Compositor carioca, Penna Firme vem consolidando, nos últimos anos, sua carreira profissional. Parceiro de músicos como Bnegão, Gabriel Moura, Tiago Mocotó, Gabriel Improta, escreve letra, em parceria com grandes melodistas, letra e música, e música instrumental. Compôe para blocos carnavalescos, grupos, cantoras e ainda interpreta suas próprias canções em casas noturnas do Rio de Janeiro. Em seu primeiro disco, Penna Firme apresenta composições de sua autoria e de seus parceiros musicais. Suas letras, sempre muito sonoras e musicais, são inspiradas em temas sociais cotidianos e em situações amorosas. Essas, sempre bem humoradas e com uma certa dose de inocência. Penna firme procura preservar a estrutura de cada gênero musical, porém deixando sempre sua marca. As histórias dessa nova crônica carioca transitam por diferentes estilos: do samba de raiz à gafieira, da pista de dança à canção introspectiva.

Mais detalhes aqui

Monday, October 24, 2011

Conjunto 70 no WOMEX

Conjunto 70 and Samy Ben Redjeb's performance at Elinga this past May was so successful that the team is performing at WOMEX in Copenhagen on Wednesday, October 26 (good work to Luanda's Mano a Mano Produções in putting their money where they're mouth is and carrying through with their promise). Its amazing news for 'música popular angolana' and I'm ecstatic for them. More details to follow:

O concerto do Conjunto 70 e o Samy Ben Redjeb foi um verdadeiro sucesso, e uma das repercurssões deste sucesso é a aparição do Conjunto no WOMEX a decorrer em Copenhagen no dia 26 de Outubro do ano em curso. Ou seja, daqui a dois dias. É caso pra dizer, bom trabalho a equipa da Mano a Mano Produções de Luanda que prometeu e cumpriu. Esta é uma excelente notícia para os amantes da música popular angolana, e faço votos que este concerto seja outro estrondoso sucesso. A saber:



WOMEX Opening

Conjunto Angola 70 (AGO)

Angolan Semba


Wednesday 26. October / Doors at 22:00 / Entrance 100 kr.  - BUY TICKET >>
(Notice: Due to reservations for WOMEX delegates, only a reduced amount of tickets on sale)
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"A rousing and intriguing compilation ... well worth checking out." - The Guardian
"Stunning ... Glorious music, captured in its prime and re-presented with style." - Evening Standard

Africa in the 1970s was, in more ways than one, a revolutionary hotbed.  Through the euphoria of national independence or the hardship of civil strife, Africans seized the time to re-establish their identity by reinventing their sound - the lifeblood of their tradition.  Extraordinary rhythmic revolutions consumed the continent, culminating into what is without question the enlightened era of African music.  Angola's capital Luanda in particular, was a headquarter for one of the strongest forces propelling the pan-African music movement.
Conjuto_Angola_70_Web_Article_6As the successful fight for independence manifested into a tragic civil war, deeply inspired Angolan musicians produced some of the most sophisticated and beautiful sounds which most of the world has yet to hear.  A powerful confluence of traditional rhythms from Luanda’s islands, psychedelic guitar sounds imported from neighbouring Congo, Latin grooves, old school Caribbean Merengue and the hard beat of the Angolan carnival bands blended to create the rich and emotional modern music of Angola.  Rhythms such as Rebita, Kazukuta, Semba and Merengue, to name just a few, comprise the vast array of Angola's golden age of music - captured and compiled on the largely successful "Angola Soundtrack," Analog Africa's ninth release.
Unfortunately, the sweet sounds of the former Portuguese colony's musical heyday have almost completely disappeared, making only shy appearances during the annual carnival in Luanda. To resurrect the country's formidable vintage music scene and incorporate all that has been lost through the years, an all-star band consisting exclusively of Angola's finest talent from its golden generation of instrumentalists, composers and vocalists has been formed.
In collaboration with Dutch tour organizer RASA and the Goethe-Institute, Samy Ben Redjeb - Analog Africa's founder - and Luanda's Mano a Mano Produções have painstakingly managed to bring together the abundant world-class talent from Angola's turbulent golden music era. The original anchor of the project, Os Bongos' Boto Trindade(composer of "Pachanga Maria" and guitarist on "Kazucuta"), recommended still-active comrades from the 1970s that would suit the aim of authentically recreating the lost sound of Luanda.  With Boto's essential backing, the core of the band took shape: Joãozinho Margado (Percussion/Negoleiros do Ritmo), Teddy N'Singui (Guitarist/Inter-Palanca) - current leader of the national radio band and considered by many as the best lead guitarist in the country, Raúl Tolingas (Dikanza/Conjunto Kissanguela) and Gregorio Mulatu (Lead singer/Aguias Reais).  In addition to these class acts, the rythmic backbone of this troupe will consist of Angolan legends Chico Montenegro (Singer & bongos/Jovens do Prenda),Carlitos Timótio (Bass/Africa Show) and Dulcio Trindade (Rhythm guitar/David Zé's FAPLA Povo).
Conjuto_Angola_70_Web_Article_4
A piece of forgotten history and the treasured repertoires that once serenaded one of Africa's most vibrant and picturesque coastal capitals is set to be reborn across Europe through a group of legendary musicians who, amongst others, spearheaded the revolution of the Angolan sound and have now come together under the name, "Conjunto Angola 70".

Made possible by
Analog_Africa  Ensa  Mano_Logo
SONANGOL  RASA  TAAG_logo

Sara Tavares na Casa 70


Wawuti Covers André Mingas: Livre mas sem asas

By pressing 'play' below you can hear Leonardo Wawuti's moving cover of one of André Minga's best songs, Livre mas sem asas. I'll let the song speak for itself - there's really nothing to say here, besides this: Descanse em paz, André Mingas.

Livre mas sem asas

Carregando no 'play' acima poderão ouvir o cover (e homenagem) do Wawuti de uma das mais belas músicas do André Mingas, Livre mas sem asas. Deixarei a música falar por si - não há muito que escrever aqui, sem ser isto: Descanse em paz, André Mingas


-Photo: veRde (aZul), by Cláudio Lwakuti

Levando a Vida Assim, by Penna Firme

Sunday nights are always a good time for exploring new music. I was in the mood for something relaxed and flowing, and Moça Bonita by Penna Firme fits the bill perfectly. I was introduced to this Brazilian artist by Henrique, the one of the minds behind Zarpante. Penna Firme's samba is light, modern, and urbane; it's very easy to listen and goes down splendidly. The album, Levando a Vida Assim, is Penna's first and is available for free download over on Musicoteca's website. Among the standout tracks, besides the contagious Moça Bonita, are the excellent Sonho Breve and the bright Malandro Sarapa.

Moça Bonita
Sonho Breve
Malandro Sarapa

Domingo à noite é sempre uma boa altura para explorar música nova. Estava com vontade de ouvir algo leve e relaxado, e a música Moça Bonita do Penna Firme é perfeita para a ocasião. Fui introduzido a este cantor pelo Henrique, um dos mentores do projecto Zarpante. O samba de Penna firme é leve, moderno, e urbano; dá gosto ouvir e é de fácil digestão. Tem personalidade. Levando a Vida Assim é o primeiro álbum de Penna Firme e está disponível para download no portal da Musicoteca. Entre as músicas que mais se sobressaem estão a contagiante Moça Bonita, a excelente Sonho Breve e a contente Malandro Sarapa.

Tuesday, October 18, 2011

6tacool by Coca o FSM: Apaixonado Jovem!!!

This song tastes so good after a long day of work. Especially a Monday. It's like aural therapy. When I hear a song that sounds and feels particularly good, I have the tendency to play it on repeat, paying no particular attention to how many times it's been played, thinking nothing of "ruining" the song. In my mind it's never ruined. I don't tire of it. When I'm playing a song on repeat, I know that I'll be listening to this particular song for a long time to come. It's exactly what happened with this Coca track. I put it in the same league as Imagina Só...and that's saying something. Take it in...

Apaixonado Jovem!!!

Esta música sabe bem depois de um dia trabalho, logo segunda feira. Terapia sonora. Quando oiço uma música que me sabe mesmo bem, tenho a tendência de a pôr no repeat vezes sem conta. Não me canso. E quando isso acontece, sei que estou diante de uma música que me marcou e que passará ao leque de músicas que oiço com regularidade. Foi (é) assim com esse brinde do Coca. Ponho-a no mesmo patamar que Imagina Só...e isso é dizer muito. Apreciem-na...

Friday, October 14, 2011

Não te esqueças de ti, by Leonardo Wawuti

I've said it here or somewhere else that I never tire of hearing Leonardo Wawuti's only album, Ltrospectivo. I find myself revisiting often. Like all works of art that we're fond of, it never ceases to appeal to our senses. I liken it to other works of art that I'm partial to, such as Pepetela's 'A Geração da Utopia', or Agualusas 'As Mulheres do Meu Pai', or even several of Erykah Badu's albums. It's art that touches us somehow, it's art that sows something in our subconscious that's difficult extract. 'Não te esquecas de ti' is another jewel in Ltrospectivo's crown. It's another production with a lot of feeling and soul, another dose of substantiated lyrics, another set of well executed rhymes, another example of sound advice well received from a friend. Songs like these on a cloudy or rainy day are always welcome. They facilitate introspection. I can't stop recommending this album to the readers of this blog, and to you that already has it, I have to ask, when's the last time you heard Wawuti?

Não te esqueças de ti

Já disse aqui ou algures que não me canso de ouvir o álbum do Leonardo Wawuti, Ltrospectivo. Dou por mim a revisitá-lo com frequência. Como uma obra de arte única, a sua apreciação nunca para de aliciar os nossos sentidos. Ponho várias obras de arte neste patamar, como o livro 'Geração da Utopia' do Pepetela que releio pelo menos uma vez por ano, ou 'As Mulheres do Meu Pai' do Agualusa, ou ainda alguns álbuns da Erykah Badu. São obras que nos sensibilizam, que semeiam qualquer coisa nos nossos subconscientes que é de díficil de extração. 'Não te esqueças de ti' é mais uma jóia na coroa que é o álbum acima referenciado. Mais uma produção com muito feeling e soul, mais uma letra bem elaborada, mais umas rimas conseguidas, mais uns conselhos que são sempre bem-vindos. Músicas assim num dia nublado e chuvoso vêm mesmo a calhar. Facilitam a introspeção. Recomendo vivavente este álbum aos leitores deste blogue, e aos que já os têm, é caso pra perguntar, qual foi a última vez que ouviste o Wawuti?

-Photo: OrQ.1X/aNo, by Cláudio Lwakuti

Proibido Ouvir Isso: O Regresso do MCK // MCK's Return

This has been a long time in the making. The Lounge has been dormant for some time but these fresh, characteristically brilliant and irreverent MCK tracks shook me from my lack of time/writer's block/lethargy/what have you. If the excuse was lack of time...MCK, I'll make time for you.

It's been 5 years since MCK's last album, 'Nutrição Espiritual'. On 12 December 2011, the man is releasing his newest effort, 'Proibido Ouvir Isso' (translation: 'Listening to this is Prohibited). I still remember the first time I heard MCK - we were staying in my aunt's house in Luanda and my brother Paulo gave me his headphones so I could listen to "this cool new rapper that speaks the truth". At the time, my knowledge of rap consisted of SSP and their "Essa Keta me Mata", but my brother's tastes at that time were already in Black Company territory. Since then, MCK has been my among my favorite lusophone rappers and his voice has always been one of reason, no matter the threats he received, Cherokee's death, boycotts on Angola's radio stations (apparently playing MCK's music is subversive behavior) and the like. Nonetheless, he's stayed true to himself, and these latest efforts are a testament to that. And there's no reason to suspect that he's been out of form, because if his participation on Kid MC's O Porquê da Investida, he's as good as ever.

Below you have two single's that he's dropped in anticipation of his album release. A lot has happened in Angola over the last 5 years, and especially over the last 6 months, and it's evident on MCK's lyrics. '5 Anos de Ausência' chronicles the reasons for his absence and significant political events of the past 5 years, while my favorite, 'Nomes, rimas e palavras', is an intricate wordplay describing the power plays and the behing the scenes realities of Luandan politics. Can't wait for 18/12/2011.

5 Anos de Ausência
Nomes, rimas e palavras

Demorou mas foi. O Lounge tem estado desligado estes últimos dias mas estes novos brindes característicamente brilhantes e irreverentes do mano Kapa acordaram-me da soneca musical e mandaram para longe a minha "falta de tempo". Se a desculpa era falta de tempo, então, MCK, eu faço tempo pra ti.

Já lá vão 5 anos desde o último álbum do MCK, o 'Nutrição Espiritual'. No dia 12 de Dezembro deste ano ele lançará a sua mais recente obra de arte, 'Proíbido Ouvir Isso'. Nos dias de hoje em Angola, este título faz todo o sentido. Ainda me lembro da primeira vez que escutei o MCK: foi na casa da minha tia, em Luanda, e o meu irmão mais velho Paulo foi o 'autor do crime', ao me dar os headphones para eu ouvir 'Topikos pro artigo'. "Ouve esse mambo, esse gajo fala a verdade", disse o meu irmão. Ou pelo menos disse algo nestas linhas. Naquela algura o único "rap" que ouvia era "Essa Keta me Mata" dos SSP e coisas do género; já o meu irmão estava em andanças muito mais avançadas e já ouvia Black Company. Desde a primeira vez que o ouvi que o Kapa acabou comigo. Desde lá, tem sido um dos meus rappers lusófonos preferidos, sempre fiel a si mesmo não obstante as ameaças, a morte do Cherokee, os boicotes nas rádios angolanas, e por aí em diante. Nestas músicas é possível ouvir a sua honestidade intelectual. E nem há porquê pensar que o seu nível como rapper baixou...basta ouvir a parte dele no 'O Porquê da Investida' do Kid MC para perceber que o homem está em forma, melhor que nunca.

Acima estão dois dos singles do novo álbum do Katro. Muito tem acontecido em Angola nos últimos 5 anos (e ainda mais nos últimos seis meses) e as letras dele refletem isso. Não me irei alongar sobre isso, porque as músicas cantam por si. Basta carregar no play no '5 Anos de Ausência' para perceber do que falo. Mas a minha preferida das duas é mesmo 'Nomes, rimas e palavras', onde o Kapa literalmente brinca com os nomes dos nossos 'governantes' como se de uma bola se tratasse. A linha do Capapinha, da Espírito Santo, enfim, o homem é um poeta. E a última dica..."são poucos tipos que eu tiro o boné /  um desses sobreviventes é William Tonet." Mesmo a calhar...

Wednesday, October 12, 2011

André Mingas: 1950-2011


Que a sua alma descanse em paz, porque a sua música viverá para sempre. // May he rest in peace, for his music will last forever.
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