She titled her debut album as a question: "Will Caetano Like It?", alluding to the tastes of one of her favorite Brazilian artists, the unmistakable Caetano Veloso. Obviously I can't vouch for old man Veloso, but at least I liked Marcela Bellas, and in particular her three songs below. They range in energy and styles: Quando o Samba Quer is a cheery, playful number, while Me Leve and Por Favor are relaxed, if not subdued downtempo electronica tracks that highlight both Marcela's sensual vocal ability as well as her songwriting ability.
Quando o Samba Quer
Me Leve
Por Favor
Escreve-se sobre uma artista, descobre-se outra. Foi assim que soube de Marcela Bellas, via um comentário do DJ Nunas no post sobre a Luísa Maita. Há poucos paralelos entre estas duas artistas emergentes do MPB, já que cada uma tem um estilo diferente, único. A Marcela Bellas é uma artista leve e exuberante que criou o seu próprio sabor de MPB, um MPB inspirado pelo pop, pelo samba, o rock, trip-hop, dub, e claro, o bossa nova. A sua música é alegre, os seus arranjos imprevisíves, e o seu liricismo, refrescante.
'Será que Caetano Vai Gostar?' é como decidiu chamar o seu primeiro trabalho discográfico. Não sei se o Caetano Veloso gostou do àlbum, porque afinal de contas não conheço os gostos do Mister Veloso, mas o Lounge certamente que gostou, e muito. Em particular as três músicas acima, que variam em termos de género e vibe. Quando o Samba Quer é a Marcela brincalhona e dançante, mas Me Leve e Por Favor são mais comedidos, mais relaxantes, usando da electronica e de arranjos leves para destacar a voz linda desta cantora e as suas habilidades como escritora. "E quando for me trair, por favor escolhe uma meninas feias," diz ela em Por Favor.
Marcela Bellas Official Website - a must see
Marcela Bellas on Myspace