Thursday, August 12, 2010

One Beat, Two Messages / Um Som, Duas Mensagens

Valete, MCK, Keita Mayanda. Three of my favorite hip-hop artists, two of my favorite hip-hop songs, one single beat. Keita Mayanda started it all with his soulful, heartfelt rap song, 'Equilíbrio'. A song about the powers of love, of all things. A rap about balance, equilíbrio. About relationships and selfishness. The brooding beat was then used by Valete and MCK on a sort of remix, 'A Mentira do Vosso Amor' (The Lies of Your Love). In it, the always surprising Valete goes further on the topic of love, the love for art, love for hip-hop, where it comes from, and where it falters. MCK finishes the song off with his own views on the dedication, sweat, and love that he pours into hip-hop, only to see it bastardized and tarnished by those who don't understand the art. One of the finer messages of Lusophone hip-hop, by three of its most skilled disciples.

Equilíbrio
A Mentira do Vosso Amor

Valete, MCK, Keita Mayanda (sebem que o Valete não está na foto directamente acima, quem está é outro grande do rap angolano, o Leonardo Wawuti). Três dos meus artistas de rap preferidos, duas das minhas preferidas canções, um simples beat. Foi o Keita Myanda que começou tudo com o seu soulful brinde, 'Equilíbrio'. É daqueles brindes que têm o poder de fazer-nos reflectir. Fala sobre o poder do amor, é um som sobre equilíbrio emocional, sobre relações fortes, sobre egoísmo, enfim, carrega no play e ouve tu mesmo. Este mesmo beat foi depois usado pelo Valete e o MCK numa espécie de remix, 'A Mentira do Vosso Amor'. O sempre irreverente Valete vai mas longe no tópico do amor, falando na mentira do amor que ele vê a sua volta. "Eu nunca amei com vosso amor", diz ele. O MCK contribui na estrofe seguinte. Eis as suas primeiras palavras:


Quem corre por gosto vai sempre mais longe / É o amor qe me inspira viver como monge / As vezes sem pão mas sempre a fazer sons / Que refletem a pureza aquilo que eu sinto / Meu vem do o coração por isso nao minto / A mentira do vosso amor esta na bajulação / Dos broxes que fazem ao chefes atras da promoção / Nas promessas estranhas / Nas esperanças ja castanhas / É com mentira que tu ganhas campanhas / O meu amor vive hospedado na lagrima de quem sofre / Não tem preço nao cabe no teu cofre.

Para melhor percebemos o contexto deste som, e da importância do MCK no rap angolano e o tal amor que os três nutrem pelo hip-hop verdadeiro, orgânico, das origens, eis o que o Valete disse acerca do MC Katrogipolongopongo:

O Rap em Angola mais visível, tem uma cara muito festiva e exibicionista. É mesmo possível compararmos com o rap americano mainstream. Muitos sons para o club e muitos mc’s a celebrar uma suposta vida sumptuosa. MCK representa a face mais underground. Em Angola há também quem o classifique como um mc da escola do "Rap Revolucionário". O Mano conseguiu fazer um buzz estrondoso e hoje é conhecido e aclamado em Angola, e marca uma diferença assinalável em relação à maioria do rap Angolano mainstream. K fala da Angola real. A Angola da ditadura, a Angola dos indigentes, A Angola dos contrastes pavorosos. O Mano já chegou mesmo a ter problemas com o governo, por lhe terem associado a movimentos contra-poder. Seria muito fácil para o Kapa seguir as tendências do mainstream. Rimar "Money, cash, hoes" e provavelmente vender mais e ser até mais afamado do que já é. Mas o mano é bem maior do que isso tudo. Tem compromissos irrescindíveis. Está comprometido consigo mesmo, com a arte, e com a sua luta. Antes morrer de pé do que viver de joelhos. Eu e o Kapa, temos trabalhado juntos e temos uma parceria que de certa forma se enquadra no projecto "Um Só Caminho" e estamos a tentar abrir canais nos nossos países para mc’s da Lusofonia. O Kapa distribuiu o meu álbum em Angola, com enorme sucesso e agora vamos editar conjuntamente o Azagaia.

Rap com tanta relevância social, feito com tanto amor à camisola, só mesmo lusófono. Ou quase isso.

2 comments:

Cenas!!! said...

Não tem como não comentar( e "roubar" essa postagem bro). 3 grandes nomes, em 1 grande beat e fazendo 2 grandes sons...

Valeu mesmo mano

Claudio Silva said...

Ya Cenas,

Acho mesmo que são dos melhores artistas que temos no nosso mundo de hip-hop lusófono.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...