Saturday, August 7, 2010

Luanda International Jazz Festival 2010: O Rescaldo (III)

Luanda International Jazz Festival 2010Encontro-me ainda ressacado de tanto jazz de qualidade.

Overdosed on jazz.

Desde o fecho da segunda edição deste Festival, tenho estado a viajar pela minha memória, revisitando as actuações, relembrando as músicas, tentando reviver as emoções. Qual delas a mais marcante? Qual o momento mais delicioso nestes três dias inesquecíveis? Abaixo está a minha eleição dos melhores momentos do Luanda International Jazz Festival.

I'm still hungover from so much quality jazz.

Overdosed on Jazz.

Since the end of this second edition of the Luanda Jazz Fest, I've been reminiscing on those three magnificent days, going over memories, dwelling on songs, trying to relive the emotions. Which performance was the most riveting? Which experience was the most memorable? Below are what I think were the best experiences of the Luanda International Jazz Festival
.

Sexta Feira / Friday:

Tuku

Houveram dois momentos memorávies da noite de quinta-feira. A primeira foi ver a actuação do Oliver Mtukudzi. Era um artista que mal conhecia, mas agora tornei-me adepto ferrenho e basta ele estar a menos que 300km de mim que eu vou lá o ver. Já estive a pesquisar as suas próximas actuações lá nos States, para quando regressar. O concerto dele começou calmo e perante um público ainda meio-adormecido. Mas ao longo do tempo foi conquistando mais e mais fãs, sentia-se! O público começou a comparecer em massa e a sala ia enchendo rápidamente. Então quando o Tuku e a sua banda deram o verdadeiro ar da sua graça e começaram a dançar...! A sua energia em palco, a sua dedicação e a sua vontade de fazer-nos rir, pular, vibrar, enfim, foi um dos pontos altos não só da sua actuação mas dos três dias do Festival.

Chengetai

340ml feat. Conjunto Ngonguenha
Foi um dos pontos altos da noite ver o Conjunto e os 340ml no mesmo palco, a tocarem juntos como se já tocassem juntos há muito tempo. A sua actuação em 'conjunto' apanhou todo mundo de surpresa mas mesmo assim pós toda gente a dançar. Se pouco daquele pessoal sabia quem eram os do Conjunto, depois daquele mini-concerto que soube à pouco muita gente passou a conhecê-los.
340ml & Conjunto Ngonguenha

Sábado / Saturday
George Benson
Sém dúvidas, a noite de sábado foi do George Benson. Tudo o que tinha de dizer acerca daquela grande noite, foi dito aqui.

Breezin'

Domingo / Sunday

Randy Crawford
Deslumbrate e feliz, a Randy Crawford foi a senhora de domingo à noite. Visivelmente emocionada de tanto carinho que recebia da plateia, ela e o seu conterrâneo Joe Sample brindaram-nos com um jazz suave e fascinante, ela com a sua voz incrível de outro mundo, e ele no piano que trata por tu. Vê-se que tocam juntos a décadas. Entre as canções intrepertadas pela Randy Crawford destacam-se 'Rio de Janeiro Blue' e a sempre deliciosa 'Feeling Good'.

Feeling Good

-340ml/Conjunto Ngonguenha photo by Massalo

2 comments:

N.Coelho said...

Hey Claudio!

As tuas palavras conseguiram totalmente traduzir o meu pensamento...enough said!;)

Tudo o que aconteceu nestes tres dias de musica(e nos dias anteriores:) foi bom, bommmm demaisssss!
uma experiencia super,superrrr..eu propria, as vzx penso q n aconteceu bem assim, q passou rapido demais, sei lá..olha é tal como a musica da Randy..feeling good:)

voltando umas semanitas atras..tal como tu, adorei descobrir MR.O Mtukudzi..mas que mais velho de respeito,karamba!!;)
Adorei os 340ml, c a surpresa fantastica do nosso Conjunto:),e outra grande surpresa pra mim foi MR.R.Jordan..q som superb(alias, este ano tivemos guitarras do melhor q se pode ter no mundo!!:)
E os Freshly..foram já tudo de bom pra terminar a night!!

Se nessa noite de Sexta , já dormi ressacada de musica, no Sabado e no Domingo entao fiquei a flutuar com tanta qualidade sonora..foi muito bom ter presenciado que os nossos artistas- nossos da lusofonia e nao só- estào bem e de boa saude: Lura, G.Tchiema, J.Gwangwa,Joao Oliveira,B.Bassy, Lenine,Waldemar Bastos..too gooddd, musical happiness!!
Mas a noite pertenceu mesmo ao MR.G.Benson...que me fez deixar cair o meu hamburger do jantar e voar num passo supersonico para a frente do palco in "extase mode"!;)
alias, tanto no Sabado como no Domingo, só se ouvia dizer, 'esse George aí..esse é o pai grande!'
eu nunca pensei na vida, ver o que vi no Atlantico: incrivel como o publico acompanhava as musicas, os beats q saiam da guitarra do Mr. Benson...simplesmente incrivel!
E no Domingo ficou provado, q ele Mr. G.Benson é mesmo pai grande! pelo menos pra nós, é!:)
mas tbm a voz da doce R.Crawford e a magnitude do 'el chefe' Mr. Chucho Valdes q comandava os musicos como um gigante q ele é, fizeram com q esta nossa 2ediçao do LIJF fique pra sempre na memoria emocional de quem lá esteve!
I had a great time and i am sure it will be in my 'story' for a long time;)

Kuddos to all who were a part of this!!

Claudio Silva said...

Naima, minha amiga do Festival! Bom te ver por estes lados, só de ler o teu comentário fico cheio de saudades! Foi bom partilhar aquela semana contigo. Tudo d bom para ti, para o ano há mais :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...