Tuesday, September 27, 2011

Caipirinha Lounge anuncia parceria com Zarpante // Caipirinha Lounge partners with Zarpante


O Caipirinha Lounge tem o prazer de anunciar a sua parceria com o Zarpante, uma plataforma de crowdfunding (financiamento colectivo) e crowdsourcing (criação colaborativa) inteiramente dedicada ao mundo lusófono. A plataforma do Zarpante permite-o fazer três coisas:

1) Financiar seus projectos, desde música a cinema a arte a fotografia, etc;

2) Colaborar com pessoas física ou jurídicas para criar novas formas de produzir arte e cultura;

3) Ter uma plataforma que seja dedicada à língua portuguesa e a todas as pessoas que falem nossa língua.

O Henrique, do Zarpante, explica:

"O projeto “Zarpante” nasceu de um encontro em Paris entre o brasileiro, Henrique Moretzsohn de Andrade e a portuguesa Anne-Charlotte Louis. Quando dois lusófonos – um amante das artes e uma analista financeira – encontram-se em terras estrangeiras, constatam que entre eles e seus países existem vários pontos em comum. Com a língua portuguesa como nosso maior laço e a cultura artística e histórica como tema de diálogo, tivemos a ideia original do Zarpante.


Os lusófonos estão espalhados pelo mundo representados em múltiplos países nos diferentes continentes. A pergunta é a seguinte: como possibilitar que os artistas desses vários países enriqueçam o patrimônio cultural lusófono através de um intercâmbio e de uma interatividade maior? Aproveitar os novos meios de comunicação e as novas tecnologias para ir além das barreiras geográficas. Criar assim uma plataforma de financiamento coletivo e criação colaborativa dedicada aos profissionais ligados a área cultural ou artística.


O financiamento coletivo (crowdfunding) é o ato de arrecadar dinheiro para a realização de projetos através da agregação de múltiplas fontes de financiamento: pessoas, empresas, ONGs, etc… em troca de recompensas. A criação colaborativa (crowdsourcing) é um modelo de produção que utiliza a inteligência, a criatividade e os conhecimentos coletivos de voluntários espalhados pela Internet para a confecção de novos projetos. Dessa forma, através do Zarpante, apreciadores de arte poderão incentivar financeiramente projetos lusófonos espalhados pelo mundo e dialogar diretamente com seus artistas preferidos. Por outro lado, artistas que nunca teriam se encontrado poderão compartilhar seus trabalhos e colaborar para diversificar a arte de nossos países e aperfeiçoar os diálogos.


Afinal de contas é através da união que a comunidade lusófona pode se tornar mais imponente do que cada nação em sua simples individualidade. Podemos ser de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe ou Timor Leste, mas, acima de tudo, somos a língua que falamos.


Zarpante é uma empresa domiciliada em Portugal. O site estará online em breve. Enquanto isso, vocês podem nos seguir via twitter: @ZarpanteLDA ou pelo nosso Facebook Zarpante lda."

O Caipirinha Lounge será parceiro do Zarpante na divulgação e publicidade de projectos, principalmente musicais, bem como promotor da plataforma junto de artistas que residem em países onde o financiamento para projectos culturais e artísticos nem sempre é fácil.

Esta é a segunda parceria do Caipirinha Lounge, e, tal como a nossa parceria com a Conexão Lusófona, visa promover uma vez mais a cultura lusófona, contribuindo assim para o derrube de fronteiras e barreiras na livre circulação de arte, música, e cultura. Força lusofonia!






Caipirinha Lounge is happy to announce its partnership with Zarpante, a crowdfunding and crowdsourcing platform entirely dedicated to the Lusophone world. Zarpante allows you do do three things:

1) Finance your musical, cultural, and artistic projects through crowdfunding;

2) Collaborate with both people and businesses to create new ways to share and produce art and cultural initiatives through crowdsourcing;

3) Have a fully integrated platform that is dedicated to the Portuguese language and everyone who shares our mother tongue. Caipirinha Lounge will act as the promotion and publicity partner for Zarpante’s projects, especially its musical ones, and will also acts as a bridge between Zarpante and artists that reside in countries where financing for artistic and cultural projects is hard to come by.

This is Caipirinha Lounge’s second partnership, and, like its partnership with Conexão Lusófona, aims to promote and spread Lusophone culture, contributing to the ever increasing spirit of cultural and artistic collaboration across progressively meaningless borders with countries that share the same language and many of the same customs and tastes.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...