This isn't the first time that Beto de Almeida and MCK have collaborated, but every time they do, it's brilliant. In Kapa's previous album, Nutrição Espiritual, the fruit of their work was lead single Atrâs do Prejuízo; this time it's Por de Trás do Pano. Beto de Almeida's voice is very distinct and easily recognizable; the contrast between his melodic voice and MCK's steady delivery is used to nice effect. So to is his use of a native Angolan language, which, shamefully, I do not understand. One of the things that sets MCK apart from the rest is the nationality of his rap: it's distinctly Angolan, samples Angolan music, and uses Angolan languages.
Teologia da Prosperidade is one of the weaker songs on this album, however. I'm not saying its a bad rap - the beat's there, the delivery is what we've come to expect, and the message (MCK likens the Church to a multinational corporation, more concerned with profits than with theology) is on point - but after two or three listens the chorus starts to grate on my ears. You might get a different reaction than me, though; in Portuguese we have a saying, os gostos não se discutem, lamentam-se. Ask your Portuguese-speaking friend what that means.
Bonus Track
Speaking of Beto de Almeida...by now, you've probably realized that I'll use this short little MCK series to go off on tangents remotely related to his music...speaking of Beto de Almeida, he has recently decided to try his hand in afro-house, lending his voice to the song Balumuka, that is all the rage in Luanda. Have a listen below.
Por de Trás do Pano
Teologia da Prosperidade
Bonus Track:
Balumuka
Hoje continuamos a nossa viagem sonora pelo mais novo álbum do MC Katrogipolongopongo. Os mais atentos sabem que a segunda faixa do disco, 5 Anos de Ausência, já foi antes aqui postada. Por isso passemos para as duas seguintes: Por de Trás do Pano, que teve a participação do Beto de Almeida e a Ângela Ferrão, e Teologia da Prosperidade.
Não é a primeira vez que o Beto de Almeida e o MCK colaboram numa música, mas cada vez que o fazem, o resultado é sempre fantástico. No disco Nutrição Espiritual, o fruto da colaboração foi Atrás do Prejuízo; desta vez é Por de Trás do Pano. A voz do Beto de Almeida é distinta e fácilmente reconhecível; o contraste que a melodia e o timbre da sua voz fazem com o flow do rap do Kapa é usado para belo efeito, e a letra em língua nacional (vergonhasamente, não sei qual) do kota Beto é uma das facetas do rap do Katro que se destingue dos demais rappers em Angola: é orgulhosamente nacional, e eu gosto.
Já Teologia da Prosperidade é um dos brindes que menos gosto no álbum, mas não quero com isso dizer que é mau, antes pelo contrário. O beat está sebem, o flow e a mensagem da música estão em dia (para os mais religiosos e para os que acham que a Igreja às vezes se comporta mais como uma multinacional), mas depois de duas ou três audições o refrão começa a irritar. Mas como diz o ditado, os gostos não se discutem, lamentam-se!
Bonus Track
Falando em Beto de Almeida....já devem ter reparado que usarei esta pequena série para postar músicas ou artistas com a mais ténue relação com o Kapa. Na edição passada foi a música que ele usou para a intro....desta vez....falando em Beto de Almeida! Não é que agora o kota decidiu também emprestar a sua voz ao afro-house? Os residentes de Luanda que certamente conhecem o Balumuka; já os meus irmãos espalhados pelo mundo lusófono talvez não. Fiquem então com esta bonus track, este afro-house que estremeceu Luanda.
"O álbum começa no domingo e termina no sábado" - Parte I
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