Monday, July 14, 2014

O Melhor Presente


Sou muito propenso a viciar-me em músicas. Sou capaz de ouvir a mesma música vezes sem conta durante um determinado período de tempo. Tenho a certeza que não sou o único. A mais recente vítima do meu vício musical foi a faixa ‘O Melhor Presente’ dum álbum especial sobre o qual eu já devia ter partilhado aqui há muito mais tempo.

Das melhores partes de ter voltado para Luanda é poder ter acesso rápido à música que se faz aqui. Se antes só me comunicava com os meus cantores preferidos por email, hoje já é possível beber um fino com eles algures na nossa capital e falar dos seus mais recentes trabalhos discográficos. Foi assim que soube que alguns dos meus rappers preferidos, incluindo o Keita Mayanda, Leonardo Wawuti, Verbal e Damani Van-Dunem, juntaram-se para criar um EP de poucas faixas e muitas rimas. Na época natalícia de 2013 este quarteto lançou o álbum Boas Festah. Os detalhes:

“A ideia surgiu à mesa no almoço de aniversário do Verbal.  ‘Que tal gravarmos um EP para lançar antes do ano terminar?’ O cepticismo inicial rapidamente transformou-se em entusiasmo e na última semana de dezembro Leonardo Wawuti, Damani Van Dunem, Verbal e Keita Mayanda, no meio de toda a azáfama do final do ano gravaram o EP intitulado “Bhoas Festah” inspirado no espírito festivo dessa época e dedicado a todos quanto acompanham a vida artística dos quatro rappers, um presente portanto. O EP contém 7 faixas, sendo uma Intro, um Interlúdio, um Outro e 4 faixas musicais. Foi inteiramente produzido por Brother Kev, produtor angolano quase retirado da cena musical e irmão do Verbal. “Bhoas Festah” foi concebido para ser leve e dinâmico, com versos pequenos e temas leves, a única participação vocal extra é a do rapper Nick, na faixa “O Melhor Presente”. Todos os temas foram escritos em estúdio e gravados logo de seguida, durante 3 noites.”

O Melhor Presente devia é ser mais longo. Disse o mesmo ao Keita, que respondeu com uma gargalhada. A música dura somente 2 minutos e 2 segundos mas quando acaba, o ouvinte pede mais. O trabalho de produção do Brother Kev é excelente – quem dera que ele fosse mais activo. Aquele saxofone…

O que mais gosto no Melhor Presente é a letra. Mais uma vez o quarteto dá provas do seu liricismo, desde os “Jordans no armário” do Leo ao último verso do brinde:

O que eu quero não cabe debaixo de uma árvore
E o Pai Natal não consegue trazer via chaminé
Também não é uma mansão revistida em mármore
Ou acordar num Bugatti só para seguir o cliché
O melhor presente um dia até já persegui
Vaguiei por desejos meus até que um dia percebi
Que o tenho desde tenra idade
Uma rica família e…felicidade.

Bem haja.

O Melhor Presente


No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...