Sunday, July 13, 2014

Contagem decrescente para 'OOPS' de Jack Nkanga: Redentor


Redentor, by Jack Nkanga

O meu primeiro contacto com o novo álbum do Jack Nkanga foi precisamente por via desta músicae mais concretamente pelo vídeo que partilhamos aqui convosco. Lembro-me de ter visto o vídeo na televisão alguns meses depois de ter regressado à Luanda; apanhei o vídeo pelo meio e fiquei captivado não só pelas imagens que via - uma viagem pela Ilha de Luanda, em rápida velocidade, intercalada com imagens do Jack a cantar e de uma mulher, a presumível razão do canto do Jack. No fim do vídeo veio a informação que eu tanto queria - Redentor, o nome da música.

Como o resto do álbum do Jack, o estilo e conceito da música não são comuns na grande maioria do trabalho feito por outros artistas angolanos. Este souful pop suave, ritmico, envolvente, captivou-me exactamente por ser tão raro cá em Angola. Alías, é por isso que aprecio este álbum. Talvez por ter a conhecido primeiro, a Redentor continua a ser a minha música preferida do Oops!. Curioso, quis saber o que inspirou, o que fez com que escrevesse esta música em particular. Mas como sempre com o Jack, nada é tão simples quanto isso. Cada música tem várias camadas.

"Tem vezes em que os seres humanos manifestam-se através dum sentimento de tardío entendimento Mas o efeito está patente, que depois suscíta a reação de críticos e obrigam a estes seres a defender os seus atos. Quando criei essa música não havia céu sobre mim," disse.

"Via luz, cores e outros fenómenos, confesso que me kuiou pois conclui que o meu paladar é ativo até mesmo durante o sono pois reconhecí o sabor do Safu enquanto morría numa madrugada. Foi brincadeira considerada e depois levou-se ao termo".

Redentor foi composta pelo próprio Jack e gravada no Atomm Média (leia-se: o quarto do Jack), para depois ser concluída na Rádiovial. Participaram na música o Isaú Baptista, nas guitarras, o incontornável Hélio Cruz na batería e captação, enquanto que o baixo esteve a cargo de Bigão Solari. Por fim, o José Graciano esteve nas teclas.

Não sou o único que aprecia bastante esta música. "Foi à partir do estúdio que percebi os seus mais profundos efeitos, isso depois da colocação das guitarras e batería," disse o Jack. Redentor é a terceira promo do Oops! e foi nomeada para o prémio Rádio Luanda 2013 na categoría Afro-Jazz.

 

Boa escuta.

-Cláudio Silva

3 comments:

Kambulu António said...

Aki nao postaste a faixa...o xerinho meu!

Songhai Pinto said...

Boas Amigo Kape antonio kape.
para esta musica, optamos em postar o video, para dar a conhecer mais a existencia dele.
cumprimentos

Unknown said...

Nice....
Os dois últimos segundos do vídeo são D'+, é notório o quão divertido foi a gravação do mesmo.
Agora, qero é saber qm produziu o vdeo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...