Monday, October 4, 2010

Kizomba Saturdays Vol. 15 - Eduardo Paim

About Kizomba Saturdays: Saturday has always been a day of kizomba. Living in Luanda, there was always a boisterous neighborhood party to go to on a Saturday night, where we would exhaust ourselves dancing kizomba after kizomba, waiting for that special tarraxinha to come on so that we could go slow dance with that girl we have a crush on. Even during the day, the aunts or cousins would put on an album while they cleaned or cooked, dancing spontaneously on the quintal (backyard) while the beans cooked and the fish grilled. I find myself keeping the tradition alive here in the States, where come the weekend I invariably play kizombas, even though I have no one to dance with. I figured I’d bring that tradition here to the Lounge: Kizomba Saturdays.

Oh, Eduardo Paim. Where to start? Before Paulo Flores, there was Eduardo Paim. The man is simply an unavoidable figure in popular music and one of the country's most dear and beloved artists. He shaped a generation. General Kambuengo, as Paim is affectionately known to his adoring public, is credited with inventing Angola's kizomba rhythm, which differentiates itself from Caribbean zouk or Capeverdean cabo-love. While always being passionate about music, Paim first exploded into the national scene in the early 90s, enjoying widespread popularity ever since. During the 90s in our backyard parties, it was Paim's kizombas that my folk were dancing to. He was among the first true superstars of contemporary Angolan music, enjoying success in other Lusophone countries and selling thousands of albums both home and abroad. Included below for your kizomba enjoyment are two of his best known songs, the nostalgic Saudades and the always classic Rosa Baila.


Saudades
Rosa Baila

Sobre o Kizomba Saturdays: Para mim, sábado sempre foi um dia de kizomba. Na banda (Angola), sábado à noite há sempre uma festa de quintal para se ir dançar kizomba ao nosso bel prazer, dançar até as pernas começarem a estremecer de cansaço, dançar até vir aquela tarraxinha que estavamos à espera, e aí sim, podemos parar de dançar e em vez tarraxar com aquela mboa que nos estava a olhar a festa toda. Coisas da banda. Mesmo durante o dia, as tias e as primas botam um CD na aparelhagem com aquelas kizombas que param multidões, e enquanto o feijão ferve e o cacusso grelha, são várias as danças espontâneas no quintal entre primo e tia, sobrinho e irmã, convidado e pato. Porque patos há sempre, até para o almoço de sábado. Aqui nos States, tento, teimosamente, manter a tradição. Acordo aos sábados e boto kizomba na aparalhegam. Meus roommates só me olham. Ja estão habituados. Danço com a vassoura, afinal elas existem para quê? Decidi então trazer este hábito para o Lounge: Kizomba Saturdays. Para atenuar a saudade da banda.

Eduardo Paim. Por onde começar? Só o nome dela já nos inspira imagens de almoços familiares de fim de semana, de 'nguendas' (festas) que só acabam quando o sol já está bem lá em cima, das grandes passadas dos 'kotas' nas pistas de dança. Antes do Paulo Flores, já havia Eduardo Paim. Aliás, foi ele que ajudou o Paulo Flores a iniciar a carreira. Figura incontornável na história da música angolana, o General Kambuengo, como é afávelmente tratado pelos seus fãs, é também figura incontornável na história da kizomba angolana, porque é tido por muitos como a personagem que inventou a kizomba. A popularidade do General despontou no início da década dos 90s e moldou uma geração. Naquele tempo, as passadas imortalizadas na foto acima eram feitas ao som das músicas deste homem. Eduardo Paim foi das primeiras grandes estrelas angolanas da história recente, vendendo milhares de discos em Angola, Portugal e não só. Incluídas neste post estão duas kizombas dos 'velhos tempos', das melhores do Paim. Rosa Baila e Saudades, duas kizombas que já fazem parte do nosso ADN.

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Jornal de Angola pays homage to the genius / Jornal de Angola presta tributo ao nosso General
Mblia interviews Eduardo Paim / Mbila entrevista Eduardo Paim

--Photo by Zé Carlos

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