But the real darling here, the track that steals the show, is A Outra (The Mistress). In it, Matias sings from the perspective of a mistress, the other one, the concubine, a outra. It’s a common phenomenon in Luanda and throughout Angola, especially if the men in question have money. With a suave kizomba and a piano as a backdrop, he sings “I’m sorry I am his mistress, but I also deserve to be happy…there are many men that want to give me a ring, but with him I feel like he took me to the altar.” It’s heartfelt ballad that had me sympathizing with the mistress, such is the emotional zeal with which Damásio sings this one.
Evita Problemas
Você Não Acreditou
A Outra
O homem na foto é o famoso Matias Damásio, um dos artistas mais amados da música contemporânea angolana. A primeira vez que toda gente começou a falar o nome dele foi após a gravação de M'boa Ana, canção esta que deu show em Luanda, Benguela, Lubango, e ate deve ter tocado no Luena e nas minas de Lunda Sul. Desde la o destino de Matias Damásio foi só um – pra os lugares cimeiros dos Tops de Luanda. O seu primeiro album foi um tanto quanto medíocre, mas o seu segundo tento, Amor e Festa na Lixeira, é um album a sério. Sempre um artista popular, e mais que qualquer político, Matias Damásio é a verdadeira voz do povo, falando das suas makas e dos seus problemas do dia a dia, mas tambem do lado bom da vida. Enquanto que artistas como Nelson Freitas e Loony Johnson fazem um tipo de kizomba mais sintético, as kizombas de Matias são orgânicas. Se podem destinguir diversos instrumentos desde o baixo ao piano ao saxofone e a bateria. Concerto de Matias Damásio não precisa de DJ, basta ele e a sua banda. E que banda. Escute, por exemplo, o desenvolvimento aural de Evita Problemas, a música que ele faz com Heavy C. O último minuto da música é todo instrumental, uma espécie de jazz kizombificado onde o saxofone, os batuques, e o piano misturam-se lindamente. Você Não Acreditou é outra linda canção neste album, e a melodia do saxofone é muito gira. “So tinha trocos pra te levar, de autocarro a marginal, e ver o mar...” Aiueee. E então quando a meio da canção o coro é em francês...
Mas para mim, a melhor música do album é A Outra. Aqui mesmo Matias Damásio mostra o seu verdadeiro potencial, cantando sobre um piano suave e uma batida calma. Todos sabemos que os homens que temos em Angola, principalmente se têm dinheiro, são propícios a terem “a outra”, a amante. O Damásio canta esta música da perspectiva da outra. “Desculpa so, eu sou A Outra, também mereço ser feliz,” canta ele. A letra desta canção é triste e emotiva: “Quando o filho esta doente, eu tambem choro...Eu sei que ele so vem aos domingos e as segundas, mas eu lhe amo mesmo assim; Não me faltam homens que queiram me dar o anel, mas a verdade é que com ele me sinto como se tivesse subido ao altar.” Aiueee!
Matias Damasio on Last.fm
A must hear: Porque, his other hit single
No comments:
Post a Comment