Tuesday, March 31, 2009

Mabulu

Pemba, MocambiqueMaldeyeni starts off with two infectious electric guitars, and then a strong, organic drum beat drops, followed shortly by a steady, leathery voice that sounds paternal, wise even. Welcome to marrabenta, the national genre of Mozambique. It is the country’s dance music of choice, a genre influence by Mozambican folk rhythms fused with early Portuguese folk music. Mabulu adds a fresh, western spin on the genre, adding a hip hop element to it. It is comprised of old school marrabenta artists in their 60’s, such as Lisboa Matavel and Antonio Marcos, and fresh faced Mozambican rappers like Chiquinho and Chonyl, offering a unique generational interpretation of the country’s musical past and future.

Maldeyeni

Maldeyeni ergue-se do silêncio com duas guitarras electricas, e depois um forte, imponente beat feito com batuque, seguido de uma voz paternal, sábia, contando uma história. Bem vindos ao marrabenta, o estilo musical de preferência dos nossos irmãos moçambicanos. Uma fusão entre os estilos musicais do colono e do colonizado, marrabenta é hoje reintrepretada pelo grupo musical Mabulu. Este grupo é composto por pesos pesados do marrabenta tal como Lisboa Matavel e Antonio Marcos, e também pela nova geração hip-hop exemplificada pelos rappers Chonyl e Chiquinho. Esta combinação faz deles um dos grupos mais interessantes e aventureiros de Moçambique, respeitando o passado mas sem medo do futuro.

- Photo: Pemba, Mozambique by Kaysha

Soul Marrabenta, by Mabulu
*Also available on iTunes

Walking on a Dream

Empire of the Sun
Is it in Portuguese? No. But it's so sunny outside, and I couldn't resist sharing this with you. That's the rationale for writing this short piece on Empire of the Sun's Walking on a Dream, a funky, jamming kind of tune for you to play on sunny days on your car stereo at full blast on a wide open road feeling the wind hit you in the face. Exhilarating. This electronic duo from Australia, comprised of Luke Steele and Nick Littlemore, sound something like MGMT and French band Phoenix's love child. I first heard it in the place I work and started craving it. Click the play button and jam. It's spring.

Walking on a Dream

Não, não Empire of the Sun não é uma banda que canta em Português. Mas devido ao sol brilhante que faz lá fora, não me contive e decidi partilhar este som com vocês. Composto por Luke Steele e Nick Littlemore, Empire of the Sun produz música electronica, do tipo Walking on a Dream, perfeito para ser tocado com o volume alto, em dia ensolarado, com a estrada aberta e o briza a nos acariciar a face. Se a deixarmos, a vida é boa. Carregue no ‘play’ e curte o som. Depois, uma viagem ao iTunes para comprar o CD não seria má ideia.

- Photo by Rodrigo Quinones

Empire of the Sun

Sara Tavares

Sara Tavares
Winner of two Portuguese TV music contests at the age of 16, Sara Tavares is a versatile singer, composer, and guitarist with a clear, vibrant, soulful voice that she uses to devastating effect. Of Cape Verdean descent, Sara started out singing gospel and fado but later succumbed to the delicious musical flavors of her ancestor's land. She regularly sells out concerts throughout Europe and Lusophone Africa, showcasing the clever wordplay and Cape Verdean rhythms present in songs like One Love, sung in Creole, Portuguese, English, and French. But it is the song Dam Bo that really got me hooked. It is a beautiful, heartfelt song that slowly, steadily builds, one instrument at a time. When her honeyed voice makes an appearance, it's slow and mournful, dripping with emotion. I hope it moves you as it moved me.

One Love
Dam Bo

Aos 16, já era vencedora de dois concursos musicais organizados pela televisão Portuguesa. Pelos vistos, Sara Tavares sempre foi amiga do talento. É uma cantora versátil, habilidosa com uma variedade de instrumentos, entre os quais a guitarra, e detentora de uma voz suave, alegre, cheia de vida. De avós cabo verdianos, Sara começou a sua carreira cantando fado e música gospel, mas rápidamente se rendeu ao poder dos ritmos cabo verdianos. É amada por onde vai e é normal ela encher concertos, como o fez em Luanda nos Estádio dos Coqueiros. O som One Love é uma excelente amostra das suas habilidades vocais, mas o real tesouro no CD Balancê está na canção Dam Bô. É uma música linda que cresce lentamente, um instrumento de cada voz. Quando aparece a sua voz, é de forma calma e triste, com uma emoção forte que me vai à alma. Espero que gostem como eu a gosto.

- Photo by Retorta_net

Sara Tavares
CD Balance

Ayo

AyoI have been listening to her CD nonstop for about 3 days now and each time I listen to it I admire her more, I fall in love with a different song, I discover another witty lyric. Mostly I fall in love with her. This is Ayo, a German-born Nigerian songstress of Gypsy ancestry with a voice and accent unlike anything I have heard before. She's the first exception to the Portuguese hegemony of this blog, and a worthy one. Letter by Letter is a nice introduction to her reggae influenced, R&B style of music, while Life is Real has an afro-beat appeal to it. Both readily display her guitar skills.

Letter by Letter
Life is Real

Estive a ouvir o seu CD sem parar, hipnotizado, a sensivelmente 3 dias, e cada vez que o oiço admiro-a mais, apaixono-me mais por ela, e rendo-me a sua voz peculiar. Falo da Ayo, uma cantora de mãe cigana e pai Nigeriano, nascida em Alemanha. É a primeira excessão da hegemonia lusofona deste blogue, e que excessão. A sua musica é influenciada pelo reggae e o R&B, como mostra Letter by Letter. Life is Real tem um beat mais africano, mostrando os dotes Nigerianos da cantora. As duas canções demonstram o talento que a Ayo tem com a guitarra.

-Artist suggested by Songay Pinto
-Photo by pirlouiiiit

Ayo
Ayo's CD Joyful
New CD Gravity at Last

Monday, March 30, 2009

Mundo Livre S/A

Mundo Livre S/AMundo Livre S/A is credited with creating a whole new genre in the ever changing musical landscape of Brazilian music - Manguebit. Created in the Pernambuco region, more specifically in Recife, manguebit (a.k.a. manguebeat) is a genre that fuses traditional brazilian sounds such as samba,ciranda, bossa nova, and maracatatu with psychedelic rock and funk, creating an intriguing sound that's great to jam to. Mundo Livre and other prominent Pernambucano musicians such as Fred 04 and Chico Science & Nacao Zumbi created this genre back in the early 90s, and it quickly evolved into a politico-cultural movement with its own manifesto, dubbed "Crabs with Brains". Maroca is a great example of their fusion music, while Meu Esquema, the most played song on my iPod, ever, showcases Mundo Livre's chillout side.

Maroca
Meu Esquema

Nos inícios dos anos 90, o grupo Mundo Livre S/A ajudou a criar um estilo musical brasileiro chamado Manguebit, talvez o mais importante movimento musical brasileiro desde Tropicália. Criado na região Pernambucana, e mais específicamente em Recife, manguebit combina sons tradicionais brasileiros tais como o samba, a bossa nova, o ciranda e maracatu com rock, funk, e outros estilos importados para o Brasil via MTV. Manguebit, criados com a ajuda de outros talentos Pernambucanos incluindo o Fred 04 e Chico Science & Nação Zumbi, rápido se desenvolveu como um movimento politico-cultural com o seu próprio manifesto, intitulado Caranguejos Com Cérebros. O brinde Maroca é um belo exemplo deste estilo musical, e Meu Esquema, a música mais tocada do meu iPod, mostra o seu lado chill.

- Photo by fotosdochelo

Mundo Livre S/A
Diariomundolivre

Bidinte

Bidinte
You have most likely come across the grim story of Guinea-Bissau's recent coup d'etat. You have probably seen pictures of the blood splattered kitchen where Ex-President Nino Vieira was shot and attacked with machetes, days after he had ordered the death of his army chief. The next day, there wasn't even any kind of popular unrest, and incredulous Westerners reported that the locals didn't care much about what had happened and were not that surprised. That is the real tragedy of Guinea-Bissau, one of the poorest countries in the world and lagging behind every kind of conceivable development index. A bloody, violent double murder that ended with the death of the two most powerful people in the country failed to shock the tired population, the population of a country that displays to the world the worst of what Africa, and humans, are capable of doing.

This is the kind of atmosphere and reality that has spawned Bidinte, a gifted song writer, composer, percussionist, vocalist, and guitar player. He sings in Guinean Creole, a fusion of Portuguese and native African dialects. Bidinte is proof that even in the most hellish of places, art survives. Music exists. Poetry is created. Bidinte's songs are mournful and haunting, with clear Malian influences that when paired with his vocals and guitar, produce a very fresh sound. Considjo di Garandis is a great example. However, the juxtaposition of his words and the images in his video for the song Ke Cu Menino Na Tchora, available on iTunes, left me speechless...

Considjo de Garandis

Normalmente, só ouvimos falar de Guiné Bissau quando alguma tragédia acontece. Recentemente, foi a morte violenta, à catanada, do seu Presidente, feita como resposta à morte do seu chefe das forças armadas, que ele mandou matar. Nos dias seguintes, não houve nenhuma grave reação da população. Jornalistas europeus e americanos perguntavam, incrédulos, como tanta apatia era possível depois de um evento como este. Esta é a real tragédia de Guiné Bissau: ja aconteceu tanta besteira que a sociedade perdeu a sua capacidade de admiração. A morte violenta das duas pessoas mais importantes no vida política do país não admirou la muita gente. E assim caminha Guiné Bissau, rumo ao fracasso total.

É este tipo de ambiente que produz um Bidinte. Bidinte este que, na face de tanto descalabro, optou pela música, pela poesia, pela guitarra, pelo batuque, em fim, optou pela responsabilidade de trazer um pouco de felicidade à sua gente. Bidinte é prova de que mesmo quando o ser humano opta por transformar um paraíso, como são as terras de Guiné Bissau, em inferno, a arte sobrevive. A música não para. A poesia não morre. As canções de Bidinte são tristes e emocionantes, com claras influenças de música maliana que, quando combinado com as habilitações vocais do mesmo, produzem um som único. Considjo di Garandis é um belo exemplo. Mas as imagens e a letra da música Ke Cu Menino na Tchora deixaram-me sem palavras...




Bidinte on NatGeo
Bidinte CD Kumura

Sunday, March 29, 2009

Seu Jorge, Remixed

Seu JorgeHe was Mané Galinha/Knockout Ned in the film City of God and Pelé dos Santos in The Life Aquatic With Steve Zissou . He is Seu Jorge, a Brazilian singer, songwriter, and actor of incredible versatility and scope, renowned for his deep, soothing voice and superior music writing ability. In the aforementioned Life Aquatic, Seu Jorge performed covers of popular David Bowie’s songs entirely in Portuguese, including Starman featured here. In Cotidiano, Seu Jorge and Marcelinho da Lua remix a well known bossa nova track originally by bossa nova granddaddy Chico Buarque. But perhaps the standout track in this post is E Depois, a soul-bossa nova fusion composed by Brazilian producer BiD. It’s of Marvin Gaye quality in the sense that it is sublime baby making music.

Starman
E Depois
Cotidiano

Ele foi Mané Galinha no filme Cidade de Deus, e Pelé dos Santos em The Life Aquatic With Steve Zissou. Ele é Seu Jorge, cantor, compositor, e actor de enorme versatilidade e diversos talentos. O homem canta com uma voz forte, grossa, e imponente, e tem um certo dom em compor músicas. Para o filme The Life Aquatic, ele traduziu as conhecidas canções de David Bowie para portugês e reinterpretou-as linda mente, e Starman é um belo exemplo disto. Para a canção Cotidiano, Seu Jorge e Marcelinho da Lua combinaram forças para remixar a conhecida canção de Chico Buarque e deram-lhe uma dose de funk e batida. E por último esta a E Depois. Talvez a melhor música deste post, E Depois é aquele estilo de música que se põe na aparalhagem quando a noite promete alguma intimidade, e o CD do Marvin Gaye foi emprestado à alguem.

- Photo by Jose Goulao

Seu Jorge

Saturday, March 28, 2009

Cesaria Evora, the Queen of Morna

Cesaria Evora
When listening to morna one can instantly feel at peace, serene even. Morna is Cape Verde's unique contribution to the world's soundscape - it is a sound that flows effortlessly over an acoustic guitar, hand claps, and drums. There is no music better suited to fit the soul of Cape Verde, a land defined by the sea, by the soft ocean breeze, by the saudade they feel towards their departed sons. There are many more Cape Verdeans living outside of Cape Verde than in it, and the song Sodade beautifully invokes the feeling of longing the a Cape Verdean émigré feels toward his homeland. No one does morna better than the barefoot diva, the one who made it known outside of Cape Verde. In the song Angola, her motherly voice sings cheerfully over hand claps and several string instruments, and basically nothing else. Still, the song feels full even though the arrangements are minimal. Such is the power of Cesária Évora's voice, a voice that has inspired countless others to popularize Cape Verde's music.

Sodade
Angola

Morna tem o poder de me tornar pacífico, sereno, calmo. É um dos mais preciosos presentes que Cabo Verde ofereceu ao mundo. É um som suave, simples, puro, que invoca o mar, o céu azul brilhante, e a saudade que a terra tem dos seus filhos espalhados pelo mundo afora. Porque fazendo as contas há mais Cabo Verdianos nos Estados Unidos do que em Cabo Verde inteiro. E ja agora, de salientar que ninguém faz morna melhor que a rainha Cesária Évora. A sua voz encantadora dá nos o significado do que é a saudade na cançao com o mesmo nome, e a música Angola é uma bela homenagem ao nosso país, cantado naquele creole lindo dela, que inspira a outros.

- Photo by Volume12

Cesaria Evora
Cesaria Evora no Myspace

French Women Whispering in Your Ears

I am a huge fan of the French music scene, from the old chansons of icons such as Enzo Enzo to the newer chanteuses like Coralie Clement and Camille. If you are also a fan, look no further than Filles Sourires.

Juste Quelqu'un de Bien, by Enzo Enzo

Sou um admirador confesso de música francesa, desda as canções antigas de Enzo Enzo até a nova vaga representada por cantoras como Corálie Clement e Camille. Se também partilhas deste gosto particular, então Filles Sourires é uma paragem obrigatória.

House Music Made in Angola

Luanda a Noite
In honor of it being Friday night, here is a song called Minha Mwangole, a collaboration between DJ Furreta and Angolan rapper Dji Tafinha. Thinking about this song, and listening to it, brings up memories of bliss and happiness partying with my family and friends in the sands of the Miami Beach nightclub on the Ilha de Luanda having the time of my life. So does the jam Cebola Picada.The message here? Go to Luanda.

Minha Mwangole
Cebola Picada

Em honra da instituição de Sexta Feira À Noite, aqui está a canção Minha Mwangolé, que, se formos pelo entusiasmo demonstrado pelos ouvintes em plena pista de dança do Eden Club numa sexta feira à noite, é o hino nacional de Angola. Este som do DJ Furreta faz me relembrar noites de felicidade intensa dançando com a minha familia e os meus amigos nas famosas noites luandenses. Tal como a batida da Cebola Picada. Luanda é boa. Visite-a.

DJ Furreta

- Photo: Luanda at Night, by Tonspi

Friday, March 27, 2009

Semba!

Manu Dibango in LuandaAn Introduction

Semba can safely be considered the national genre of Angola. It is the musical predecessor of both the Brazilian samba and the slower kizomba/zouk. It also greatly influenced the fast paced kuduro beat, which will be explored in a later post. Semba is played in nearly all Angolan social gatherings, from parties to funerals to nightclubs. Singers normally incorporate a story within their lyrics, many times a humorous one. It is a true generational bridge, as both young and old dance it enthusiastically. Here are three tracks in the semba style - Kakixaka by Bangão is a party classic that always brings the roof down, while Estamos a Vir is a heartfelt ballad written by Puto Prata and Yuri da Cunha (the subject of a later post) in honor of the Angolan football team making it to the World Cup in 2006. The third one, Poema do Semba, by Paulo Flores, who will also be featured in this blog, is a beautiful description of what semba means to him.

Kakixaka
Estamos a Vir
Poema do Semba

O semba é a lingua oficial de Angola. É do semba que estilos como o samba brasileiro, a kizomba, e até o kuduro surgiram. O semba é tocado em practicamente todos os evento sociais em Angola, desde óbitos a festas a discotecas. O semba é uma forma de contar uma história, uma anedota, um lamento. O semba é uma ponte entre as gerações de ontem e as de hoje, uma forma de todos se entenderem. O respeito pelo semba é universal. Aqui estão trés homenagens à este estilo de música, trés sembas que ja nos fizeram vibrar em diferentes ocasiões. Kakixaka, do nosso conhecido Bangão, será sempre um clássico em qualquer festa. Durante o inesquecível Mundial de 2006, tinhamos o Estamos a Vir do Puto Prata e o Yuri da Cunha. E o terceiro, Poema do Semba, de Paulo Flroes, é a melhor explicação existente do que é que o semba realmente é. Uma explicação muito melhor que este post.

- Photo: Manu Dibango in Luanda, by Massalo

Ive Mendes

Ive Mendes
Everything about her is captivating. Her seductive voice, her model good looks, the way she conveys exaltation in the photo above. A true femme fatale, a la Carla Bruni. Of French, Portuguese, Spanish, and Brazilian heritage, Ive Mendes is one of the newest contributors to the Nu Bossa Nova scene, and if she sounds a bit like Sade, it is not an accident - they have the same producer, a Mr. Robin Millar. The comparisons to Sade have been quick and many, but although they have similar characteristics, Ive's fusion of pop jazz with soft bossa nova sounds is unique in its own right. In the track Voce she switches seamlessly from English to Portuguese and back. The result leaves you dizzy with desire, as it is not everyday that a statuesque Brazilian songstress professes her love for you through your headphones in two different languages. Nao Vou Fugir is another sensual smooth jazz gem in which intersperses and English verse or two. She's a bit reminiscent of Bebel Gilberto.

Voce
Nao Vou Fugir

Tudo sobre ela é cativante. A voz suave e sedutora, o corpo esbelto e atraente, a exaltação aparente da foto ao lado. Uma verdadeira femme fatale, a la Carla Bruni. De parentes franceses, portuguese, espanhóis, e brasileiros, Ive Mendes é a mais nova entrada ao estilo Nu Bossa Nova. Se o estilo dela faz lembrar a Sade, não é por acidente: as duas têm o mesmo productor, um tal de Robert Millar. As comparações a Sade têm sido constantes, e, enquanto que as duas têm realmente algumas semelhanças, a Ive faz uma combinação única entre o pop jazz e bossa nova. O resultado está amostra na música Vocé, onde a Ive professa o seu amor para consigo em inglês e português, deixando-o delirante, ja que não é todos os dias que uma voz destas ataca os seus headphones assim tão sensualmente e logo em duas línguas diferentes. O smooth jazz de Não Vou Fugir tem um efeito semelhante. Faz lembrar Bebel Gilberto.

- Artist suggested by Songay Pinto
- Photo by 100Iso

Ive Mendes
Ive Mendes Album

Thursday, March 26, 2009

Loony Johnson

Loony Johnson
The Cape Verdean soundscape is one of the most diverse in the world. Due in part to its geographic location, Cabe Verde has been influenced by music from Portugal, Angola, West Africa, and Brazil. The result is an aural landscape rich in rhythm, passion, and saudade (longing). In Portuguese Afica, Cape Verde's biggest legacy, especially on the younger generation, is the kizomba genre. Loony Johnson sings Bu Sabi Kem Bu E (You Know Who You Are, in Portuguese Creole) in this genre. He is a recent addition to the ever growing number of Cape Verdean kizomba artists, and started out as a DJ in Lisbon's African clubs. There is something to be said about the effect that kizombas such as Kel Mensagem have on a Lusophone dance floor. Couples quickly grab each other, embrace, and slow dance to the beat as if nothing else existed. It's passionate and intense, the most sensual dance I have ever experienced. And everyone participates, young and old, except that the young do it in a more...explicit manner. Have a look.

Bu Sabi Kem Bu E
Kel Mensagem

A paisagem sonora de Cabo Verde é uma das mais diversas do mundo. Por causa da sua localização geográfica, a música deste arquipelago foi inflenciada por correntes brasileiras, angolanas, portuguesas, senegalesas, malianas, etc. O resultado está à mostra: a música que sai de Cabo Verde é excelente e ouvida quase que religiosamente pelo resto de Africa Latina. Para a juventude, talvez o maior legado dos Cabo Verdianos é o dom que eles têm em fazer kizombas a sério, daquelas que nos levantam das cadeiras e nos fazem encontrar alguém para partilharmos 4 minutos de euforia na pista de dança. Aposto que muitos namoros, casamentos, famílias (e divórcios) começaram quando uma canção do género Bu Sabi Kem Bu E tocou no meio da festa. Na versão inglesa deste post introduzi um link à um video Youtube mostrando o que é a tarrachinha, mas para os leitores desta tradução, creio que é inusitado. Obrigado, Loony Johnson, por contribuires para a nossa taxa de natalidade.

Loony Johnson Myspace
*He is also available on iTunes

- Photo by Kaysha

Wednesday, March 25, 2009

Bebel Gilberto, Remixed

Bebel GilbertoBebel Gilberto. Where do I start. The daughter of bossa nova creator Joao Gilberto and singer/composer Miucha, it was only inevitable that she would wind up a musician. She is the one that fist peaked my interest in the type of music I now write about, back in 2004. When I first heard her I became hungry for more, and my quest for her sound was insatiable. No one else can equal her delivery, tone, or the way she seems to whisper into the mic. She is unique and unforgettable, her voice hypnotic and sensual. While her father introduced us to the immortality of bossa nova, Bebel makes it modern, contemporary and groovy. In the two tracks featured here, I'll focus on her work as remixed by two very talented DJs, Thievery Corporation and King Britt. The track So Com Voce is in Thievery's The Mirror Conspiracy album, one of the best of its downtempo genre. It is a soft sound, for the cooldown after a night out. August Day Song, remixed by King Britt, the Philadelphia DJ who remixes anything from Femi Kuti to Macy Gray to Yoko Ono, appears in Tanto Tempo Remixes and has a little more funk to it.

So Com Voce
August Day Song

Ai, a Bebel Gilberto. Por onde começar? Talvez pelo princípio...ela é a filha do criador da bossa nova, João Gilberto, e a cantora Miúcha. Por isso, era inevitável que ela escolhesse música como a sua forma de viver a vida. Foi ela que me abriu os olhos (e os tímpanos) a este estilo musical que agora adoro, no longiquo ano de 2004. Na primeria vez que a ouvi, fiquei estupefacto à procura de adjectivos para descrever o que sentia. Não ha ninguém que iguala a sua forma de cantar, a maneira que ela nos seduz com um sussurrar calmante e hipnotizante. Enquanto que o seu pai criou a bossa nova e tornou-a imortal, a Bebel faz da bossa nova um ritmo um pouco mais moderno e groovy. Nas duas canções destacadas aqui, irei focar no seu trabalho ‘remixado’ por dois excelentes DJs, o duo Thievery Corporation e o King Britt. A música So Com Você aparece no CD dos Thievery Corporation intitulado The Mirror Conspiracy, um dos melhore CDs do gênero downtempo. É um som suave, perfeito para aquele período de ‘cooldown’ depois de uma noite badalada. August Day Song, remixado pelo King Britt, um DJ de Filadélfia que remixa tudo desde Femi Kuti a Macy Gray a Yoko Ono, aparece no CD Tanto Tempo Remixes e tem um pouco mais funk.

- Photo by Nuno Foros
The Mirror Conspiracy
Tanto Tempo Remixes

Konde

Konde
Many times when discussing Angolan music, critics inevitably point to Bonga, arguably Angola's most successful and most famous musical export. However, the country has more to offer. The Angolan music scene is replete with very talented acts, who often do not get much recognition outside their country, as artist promotion is virtually non-existent. As such, the idea of a professional musician is very different, as singers do not have millionaire contracts and truly do the work for the love of music. Konde is one of these underpromoted artists. A recent addition to the Angolan kizomba scene, he possesses a remarkable voice and is a versatile music writer. Check out the ballad Katia, a huge hit in Luanda when it came out. Dance floors would immediately fill up with couples clasped together. You like tango? Watch a kizomba video. For anjavascript:void(0) example of his versatility, grab your love and slow dance to Sonho Meu...

Katia
Sonho Meu

Muitas vezes quando críticos e ouvintes da chamada ‘world music’ ouvem falar em música angolana, inevitávelmente apontam o dedo ao Kota Bonga e esquecem-se do resto. O kota ja fez muito pela a música angolana, mas existe agora uma nova vaga que também merece ser conhecida, com base no seu talento enorme. Infelizmente, a culutura de promoção artística ainda não é regra no país do Manguxi, e por isso muitos dos nossos melhore artistas são completamente desconhecidos até mesmo nos países onde a música angolana é um pouco mais acessível. Um destes artistas é o inegulável Konde, que veio dar um ar fresco á música contemporânea angolana. A sua voz é calmante, o fim perfeito para um dia agitado. E o homem escreve lindamente. Katia foi e continua sendo um clássico do quotidiano luandense. E o belo Sonho Meu é perfeito para um slow dance com o damo ou a dama...

-Photo by sapo.mz

Konde Online
Video for Konde's song Tambem Me Amavas

Tuesday, March 24, 2009

Luso Music

Luanda
The essence of Portuguese musicality, as well as the reason for this particular blog's name, are explained through the track Uma Caipirinha, also by Madredeus & A Banda Cosmica. It displays a defining characteristic of Luso Music - the constant influences and counter influences that each particular 'Portuguese' country exerts on the other. In this track, a distinct Afro-beat meets the violins of Madredeus, in a song about downing a caipirinha throughout the Portuguese world, in the streets of Mutamba in Luanda, in Copacabana, in Nampula of Mozambique, and in Lisboa. Why a caipirinha? Because altought it is the national drink of Brazil, it is also widely consumed thought the Portuguese-speaking world, and has been adopted, remixed, and perfected by barmen in Luanda, Lisboa, and elsewhere. Just not in the US.

Uma Caipirinha

Basta clicar na música Uma Caipirinha para perceber a essência da identidade de música cantada em português, como também o porqué do nome deste blogue. Este som da Madredeus & A Banda Cósmica mostra uma caraterística determinante da música luso: um constante intercâmbio de ritmos, ideias, instrumentos, e, ultimamente, cultura entre os países de língua portuguesa. Nesta canção, ouve-se um afro-beat disinto, assim como os violinos já conhecidos da Madredeus, e o tema é caipirinha. Afinal não sou só eu. A canção leva-nos à Mutamba (pelo candongueiro, é claro), à Copacabana, às ruas de Nampula, e de volta à Lisboa.

- Luanda at night. Photo by Wilson Bentos

Madredeus & A Banda Cósmica

MadredeusI can say right now, with absolute certainty, that this will be the first of several posts about Madredeus, Portugal's finest musical export. They are a band comprised of Pedro Ayres Magalhães on classical guitar, Francisco Ribeiro on the cello, Gabriel Gomes on the accordion, Rodrigo Leão on the keyboard synths, and the magnificent Teresa Salgueiro on vocals.

Madredeus is primarily a folk music band deeply indebted to the fado musical style, from which they get their inspiration. Fado, in turn, is a distinctly Portuguese genre characterized by its mournful, melancholic nature, full of longing. More often than not, however, Madredeus is able to transform that longing into something beautiful, stunning, and pure, made more so by Teresa Salgueiro's unique vocal ability. But that is for later posts.

This current posts deals with the most recent incarnation of Madredeus, sans Teresa Salgueiro, as she has since split from the band. Madredeus recently teamed up with the Banda Cósmica and two female singers, Rita Damasio and Mariana Abrunheiro. They produced an album that is a brave departure from their earlier work, which did not contain percussion or electrical guitars, as this one does. To the purists, this is a dramatic departure from their fado roots, but to others, it is an exploration into a more contemporary, jazz influenced sound. A prime example is the epic track O Eclipse. It begins innocently, calmly, then explodes with an acoustic guitar riff, violins, percussion - and then comes the honeyed Portuguese voice of Rita Damasio crooning over the guitar. "Habitas no meu pensamento..." It goes on for 12 great mins.

O Eclipse (Habitas No Meu Pensamento)

Devo dizer agora mesmo, com clareza e certeza absoulata, que este será o primeiro da vários posts relacionados com a banda Madredeus, talvez o melhor conjunto musical que Portugal jámais viu nascer. Em tempos outrora Madredeurs era composta por Pedro Ayres Magalhães com a sua guitarra clássica, Franciso Ribeiro no cello, Gabriel Gomes no acordião, Rodrigo Leão no keyboard, e a única, a magnífica Teresa Salgueiro a nos brindar com um talento vocal doutro planeta.

Infelizmente estes tempos já se foram (mas serão explorados em outras ocasiões, não se preocupe). A Madredeus de hoje já não faz uso das vocais de Teresa Salgueiro. Em seu lugar, duas fabulosas cantoras, Rita Damásio e Mariana Abrunheiro, tentam imprimir o seu próprio brilho ao new look Madredeus, agora composto também pela Banda Cósmica, que traz consigo percurssão e guitarra eléctrica, duas inovações que não constavam na Madredeus antiga. Com esta nova dinámica e com esta nova direção aural, a banda faz música um pouco parecida mas decididamente distinta das suas raízes no fado dos seus primeiros dias. Mesmo assim, o resultado é um som muito mais jazzy, mais contemporáneo, sexy ate. Um belo exemplo deste novo som da Madredeus é a canção O Eclipse. Começa inocentemente, calmamente, para depois explodir com uma guitarra deliciosa, violinos, percurssão, e, um pouco mais adiante, a doce voz de Rita Damásio, sussurando aos nossos ouvidos, ‘habitas no meu pensamento...’ Ainda existe perfeição, e neste caso existe durante 12 longos minutos.

- Photo by hansspeekenbrink

Madredeus & A Banda Cosmica

Bossa Nova...& Hip Hop!?

IkonoklastaHip Hop artist Common once rapped, "So many raps about rims, I'm surprised niggas ain't become tires." The tendency to rap about completely banal topics isn't confined to the United States. The lively hip hop scene in Angola is also littered with numerous one hit wonders that think that hip hop is about rapping about their neighbors' butt cheeks. Thankfully for fans of conscious hip hop, artists like Ikonoklasta exist. This extremely gifted lyricist and confessed bossa nova fan is at times playful, deadly serious, and completely crazy. Yet, he will always remain as one of the few truly gifted Angolan rappers, alongside MCK, Kid MC, Keita Mayanda, and Afroman. While his American comrades in arms such as A Tribe Called Quest sample jazz records of years past, Ikonoklasta's music of choice in the track 2000 Dikas is bossa nova. The result is an intriguing fusion of a bossa nova melody rich in piano played over a hip hop beat, complemented by Ikonoklasta's sick wordplay. Do take a look at the artists' Myspace to see what moves the man and what inspires him - it is worth your while. And hope that he makes more bossa nova hip hop tracks.

UPDATE: The reader who commented below has just given me the heads up that this is not in fact bossa nova sampling but rather the sampling of a song by Talib Kweli called 2000 Seasons. So no, this isn't Bossa Nova hip hop, which means that I'm totally wrong. Haha. Despite the change in its identity it remains a unique hip hop song and one that I jam to quite often. Thanks anonimo!

2000 Dikas

A tendência de fazer rap a tóa continua viva e saudável em Angola. São muitos os rappers de duas tigelas que não dizem coisa com coisa. Mas, porém, há sempre aqueles que se mantêm fiéis à luta. Um deles chama-se Ikonoklasta, ou Brigadeiro Matafrakuxz, ou 1000i, ou Nkwako Panza(sic), dependendo do dia da semana e da sua disposição. O Ikonoklasta é um liricista de primeria, digo até brilhante em muitas ocasiões. É um dos poucos rappers angolanos, entre eles o MCK, Kid MC, Keita Mayanda, e Afroman, que são realmente talentosos e uma mais valia à sociedade. Nesta ocasião, o mano Ikono mostra um pouco da sua versatilidade ao misturar um beat hip hop com um sample de bossa nova. O resultado é excelente. 2000 Dikas, além de conter algumas verdades e rimas picantes à mistura, está extremamente bem feito, e nenhum detalhe foi esquecido, nem mesmo aquele barulho de disco velho que se ouve no principio. E já agora, para quem estiver interessado, Radio Fazuma e o Myspace do Ikono são dois excelentes lugares para se saber mais sobre este artista unico. A não perder: Conjunto Ngonguenha.

OBS: O amigo anónimo que comentou abaixo fez uma observaçao correcta: este som do mano Ikono não é um sample de bossa nova mas sim um sample de uma música de Talib Kweli intitulada 2000 Seasons, que por sua vez sampla Jazz. Ou seja, errei redondamente. Não obstante, 2000 Dikas continua sendo um som ímpar e são muitas as vezes que sinto o sabor bossa na sua composição. Valeu, anónimo!

Ikonoklasta

Monday, March 23, 2009

Sound System Sessions at Elinga



Sound Systems Sessions (Sssssss!)

Are you ready for the good vibes?

Em destaque esta semana, o concerto da banda Francesa de Reggae CITY KAY que actuarão esta Sexta-Feira no Elinga Teatro conjuntamente com a banda Contraste. Criado em Rennes em 2007, o grupo CITY KAY reúne 6 apaixonados da música reggae autêntica, eficaz e inspirada. Recordando-se do som e da arte do groove subtil e incomparável das melhores produções jamaicanas e inglesas dos anos 70 e do princípio dos anos 80, o combo apresenta uma música de forma tradicional e arranjos imparáveis. Ainda em destaque a quarta sessão do MIX FM Club com os irmãos Ricardo e Paulo Alves. Para quem ainda não viu… estão em exibição os últimos dias da exposição de Marco Kabenda que somará dia 27 mais um aniverário.


Quinta, Thursday 25.3.10 - Chokolate Quente
Djing – Afrologic Brothers (entrada livre)
Exposição Pintura Marko Kabenda MK2010
ARTS, HIP HOP, AFROBEAT AND SOULFULL HOUSE , SOULFUNK, NU-JAZZ, BROKEN BEAT & DERIVADOS


Sexta, Friday 26.3.10- City Kay in the city
Concerto ao vivo Banda CONTRASTE e CITY KAY – 21h30 – 1.500 kwanzas (inclui uma bebida) – Destaque
Djing - DJ Evan & DJ Leandro Silva – 23h00 – 1.000 kwanzas (inclui uma bebida)
Exposição Pintura Marko Kabenda MK2010
ARTS, LIVE CONCERT REGGAE, ROCK, SOULFULL HOUSE, HIP HOP, ELECTRONIC & HOUSE


Sábado, Saturday 27.3.10 - Mix FM Club Party (Session IV)
Djing – DJ Paulo Alves & DJ Ricardo Alves + DJ Convidado – 22h30 – 2.000 kwanzas (inclui uma bebida) – Destaque
Exposição Pintura Marko Kabenda MK2010
ARTS, HOUSE

Elinga Bar's Radio Sessions

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Movimento X presents this week @ Elinga Bar the X Sessions! Luanda, Angola:

Radio Sessions!

Are you ready for the good vibes?

As sessões desta semana estarão em estrita ligação com a Rádio. Será também a última semana para a exposição do artista plástico Paulo Amaral que estará na pessoalmente na Quinta-feira na Sala de Exposições do Elinga Teatro para acolher os visitantes. Igualmente ultima semana para a peça de teatro produzida pelo Elinga Teatro “Eis que te dou meus olhos” de Yaru Cândido e Direcção de Marcus Jabura.


























Quinta, Thursday 25.02.10 - A partir das 19h00
Curte Aqui (ex 96.5 fm) e Circuito Alternativo (ex 96.5 fm) – Chokolate Quente

Djing – Mi-Faria (Curte Aqui) a partir das 19h00, depois Afrologic Brothers (Circuito Alternativo) e Mário Palege

Exposição Artista plástico Paulo Amaral – Artista presente na sala a partir das 19h00

Peça de Teatro – Eis que te dou meus olhos – Yarú Cândido e Marcus Jabur (penúltima sessão) - 20h30 (bilhetes 2.000 AKZ)

PINTURA, TEATRO, ROCK, SOUL, SOULFULL HOUSE , SOULFUNK, NU-JAZZ, BROKEN BEAT & DERIVADOS

















Para o arranque desta semana, estará em estreia absoluta nas X Sessions, a partir das 19h00 Mi Faria realizador do saudoso programa de rádio “Curte Aqui”, simultaneamente teremos à mesma hora a presença de Paulo Amaral na sala de exposições que irá acolher os convivas. Às 20h30 a musica irá parar para dar lugar ao Teatro com a penúltima sessão da peça de Yaru Cândido “Eis que te dou meus olhos” produzida pelo Elinga Teatro e realizada pela EIC (http://www.opais.net/pt/opais/?det=9947). Após a peça, mais musica com Mi Faria e os Afrologic Brothers do referenciado programa de Rádio “Circuito Alternativo” e ainda com o convidado Mário Palege. ;-)

Sexta-feira, Friday 26.02.10 – A partir das 19h00
Alta Tensão (ex 96.5 fm)
Djing – DJ Vicious Hulk (Alta Tensão), DJ Leandro Silva & DJ Sandro

Exposição Artista plástico Paulo Amaral – Artista presente na sala a partir das 19h00

Peça de Teatro – Eis que te dou meus olhos – Yarú Cândido e Marcus Jabur (última sessão) – 20h30 (bilhetes 2.000 AKZ)

PINTURA, TEATRO, NU-JAZZ, ALTERNATIVE, WORLD, ELECTRONIC MUSIC, TRIBAL & HOUSE

Para Sexta-feira a não perder a ultima sessão da peça de teatro “Eis que te dou meus olhos”. Seguindo-se o Regresso do filho pródigo à casa, DJ Leandro Silva, acabado de chegar a Luanda com novidades na bagagem, ladeado pelo sempre eclético DJ Vicious Hulk do “Alta Tensão”, um dos programas na Rádio em Angola impulsionadores da música electrónica. Ainda em cartaz, DJ Sandro que se vai- tornando um habitué das Sextas com os seus inquietantes sets tribais. Dance, Dance, Dance to the Radio…! Em cena na sala de exposições continuaremos com Paulo Amaral… :-DDD

Sábado, Saturday 27.02.10 - A partir das 22h30 – 2.000 Kwanzas (1 bebida)
Mix FM Club (96.5 fm)

Djing – DJ Paulo Alves e DJ Ricardo Alves (Mix FM)

Exposição Artista plástico Paulo Amaral – Ultimo dia

HOUSE & ELECTRONIC MUSIC

E para quem fala de Rádio, não há como não reparar no fenómeno urbano popular que tem sido o programa de Rádio “Mix FM”, verdadeiro impulsionador da música House em Angola, com produções sempre extremamente concorridas. Há semelhança do que aconteceu há um mês atrás os irmãos Paulo Alves e Ricardo Alves irão conjuntamente com o Movimento X produzir mais um evento de House. Para os indefectíveis da musica de dança e do House, um evento sem duvida a não perder. Para os que não tiverem tido ainda a oportunidade de visitar a exposição, aproveitem este Sábado que será o ultimo dia da exposição de Paulo Amaral. :-DDD

Ao lado do edificio do BPC - Entrada livre à Quinta Feira!

Sem lista de convidados! Sem engarrafamentos e multidões! Acesso rápido ao bar! Bebida de origem garantida! Nova Gestão!

Next to BPC building - Free entrance on Thursdays!

No guest list! No jams or crowds! Quick access to bar! No fake drinks! New Management!

Info line @ x.movimento@gmail.com

Por uma Boa Causa!...X

For a Good Purpose!...X

Sugestões e Contribuições para x.movimento@gmail.com

Elinga Bar's Cosmos Series

Movimento X presents this week @ Elinga Bar the X Sessions! Luanda, Angola:

Cosmos Sessions!

Are you ready for the good vibes?

Esta semana continua exposição do artista plástico PAULO AMARAL que estará na pessoalmente na Quinta-feira na Sala de Exposções do Elinga Teatro para acolher os visitantes. Em destaque também a estreia de DJ Casper the Friendly Ghost no Elinga este Sábado a partir das 22h30.

Quinta, Thursday 18.02.10 - 22h30 – entrada livre
Chokolate Quente

Djing – Afrologic Brothers

Exposição Artista plástico Paulo Amaral 18h00 (entrada livre)

PAINTING, SOULFULL HOUSE , SOULFUNK, NU-JAZZ, BROKEN BEAT & DERIVADOS

Depois da incrível Festa de Carnaval no Elinga Bar nada melhor do que relaxar com bom copo de CHOKOLATE QUENTE. O Chokolate para alem de excitante, apresenta também substancias relaxantes que quando aquecidas desencadeiam na mente e no corpo uma rápida e súbita elevação energética agitando assim a alma de quem o consome. A luxúria da sua textura e o doce amargo do seu sabor formam a perfeita combinação para uma quinta feira @ Elinga Bar… ;-)

Sexta-feira, Friday 19.02.10 – 22h30 – 1.000 Kwanzas (inclui uma bebida)
Cosmic Party
Djing – DJ Vicious Hulk, DJ Gilson & DJ Sandro

Exposição Artista plástico Paulo Amaral

PAINTING, NU-JAZZ, ALTERNATIVE, WORLD, ELECTRONIC, TRIBAL & HOUSE

As famosas X Sessions das Sextas-Feiras continuam a dar que falar… e depois de uma memorável noite na semana passada com um estonteante set de estreia de House Tribal que nos brindou o DJ Sandro, o mesmo está de regresso em parceria com DJ Gilson e o seu melódico House. Para o warm up estará o inquietante DJ Vícious Hulk que com o seu eclético som se juntará aos dois anteriores para aquilo que se prevê ser uma verdadeira noite cósmica sonora… :-DD

Sábado, Saturday 20.02.10 - 22h30 – 1.000 Kwanzas (inclui uma bebida)
Galactica

Djing – DJ Casper the Friendly Ghost & Dj Litó - Destaque

Exposição Artista plástico Paulo Amaral

PAINTING, DANCEFLOOR JAZZ, POP, PUNK, ELECTRO, ROCK, 80’s & HOUSE

Para este Sábado, e pela primeira vez ao vivo em Luanda, o Dj Casper the Friendly Ghost vai pairar sobre o Elinga ao sabor da sua mistura eclética de sons que se espera criarem um ambiente "assombrosamente" dançante, seguido pelo não pelo menos assombroso DJ Litó que nos brindou nos decks do Elinga com uma espectacular festa de Carnaval esta Segunda-feira… Definitivamente uma noite Galáctica a não perder! :-DDD

Ao lado do edificio do BPC - Entrada livre à Quinta Feira!

Sem lista de convidados! Sem engarrafamentos e multidões! Acesso rápido ao bar! Bebida de origem garantida! Nova Gestão!

Next to BPC building - Free entrance on Thursdays!

No guest list! No jams or crowds! Quick access to bar! No fake drinks! New Management!

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Elinga Bar Presents the Revolution Series

Movimento X presents this week @ Elinga Bar the X Sessions! Luanda, Angola:

Revolution Series!

Are you ready for the good vibes?

Esta semana, a abertura do Bar Elinga com uma X Session na Quarta-feira para celebrar o feriado da Revolução e início da luta armada. Em destaque também a projecção fotográfica NDILO MUTIMA ART do artista Angolano Dilo Roberto Belo Monteiro.

Quarta, Wensday 03.02.10 - 22h30 – 1.000 Kwanzas (inclui uma bebida)
Festa da Revolução!

Djing – DJ Leandro Silva e DJ Convidado

ARTS, HIP HOP, AFROBEAT, KIZOMBA & HOUSE

Quinta, Thursday 04.02.10 - 22h30 – entrada livre
Chokolate Quente

Djing – Afrologic Brothers

ARTS, HIP HOP, DEEP AND SOULFULL HOUSE , SOULFUNK, NU-JAZZ, BROKEN BEAT & DERIVADOS

Sexta-feira, Friday 05.02.10 – 22h30 – 1.000 Kwanzas (inclui uma bebida)
Historical Dance Steps
DJ Vicious Hulk & DJ Leandro Silva

WORLD, ALTERNATIVE, ROCK, ELECTRONIC & HOUSE

Sábado, Saturday 06.02.10 - 22h30 – 1.000 Kwanzas (inclui uma bebida)
Past, Present and Future Sounds

Dj Litó

HIP HOP, SOULFULL HOUSE, LATINA & HOUSE

Ao lado do edificio do BPC - Entrada livre à Quinta Feira!

Sem lista de convidados! Sem engarrafamentos e multidões! Acesso rápido ao bar! Bebida de origem garantida! Nova Gestão!

Next to BPC building - Free entrance on Thursdays!

No guest list! No jams or crowds! Quick access to bar! No fake drinks! New Management!

Info line @ x.movimento@gmail.com

Por uma Boa Causa!...X

For a Good Purpose!...X

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