Concha Buika, by sally-rose |
Buika recorded this album in Cuba, and its influence is notable, especially because of Chucho Valdés presence. The afro-cuban jazz maestro accompanied Buika on the album, and his are the hands creating the exquisite piano melodies heard on El Último Trago. Included in this post are three beautiful songs by Chavela Vargas as sung by Concha Buika. The first, Cruz de Olvido, is a testament to Vargas' poetry, Valdés' piano skills and Buika's voice; Se me Hizo Facil is a similar track but with a slower tempo. Lastly there is Luz de Luna, a much jazzier track complete with a backing horn section.
Cruz de Olvido
Se me Hizo Facil
Luz de Luna
De madrugada, quando quero ouvir algo lento e agradável, jazzy, sofisticado e incomum de preferência, ponho na aparelhagem um álbum da Concha Buika. Continuo enfeitiçado pela sua sensualidade intensa e o seu fervor artístico, e a considero uma artista verdadeiramente talentosa. Criadora de melodias apaixonantes. Sempre que oiço a sua voz, é como se fosse a primeira vez...nunca me habituei ao seu aroma distinto, á sua subtileza, ao seu alcance. A Buika já foi perfilada aqui no Lounge várias vezes, mas é do seu último álbum, El Último Trago, sobre o qual quero falar hoje. É uma homenagem à cantora mexicana Chavela Vargas, e contém diversos éxitos da mesma, feitos a la Concha Buika, ou seja, numa mistura de flamenco, soul, e, claro, jazz.
A Buika gravou este álbum em Cuba, o que ofereceu ao disco uma influência notável do maestro afro-cubano de jazz, o Chucho Valdés. Ao dançarem por cima das teclas do piano, os seus dedos acompanharam lindamente a voz da Buika no El Último Trago. Incluídas neste post estão três canções da Chavela Vargas reinterpretadas pela Buika. A primeira, Cruz de Olvido, é um testamento à poesía da Vargas, as habilidades "pianísticas" do Chucho Valdés, e a voz da Buika; Se Me Hizo Facil é uma faixa parecida mas um pouco mais lenta. Por último temos Luz de Lunda, uma faixa muito mais jazzy e viva.
El Último Trago on Amazon
No comments:
Post a Comment