Saturday, December 5, 2009

Brigas Nunca Mais, Ontem e Hoje

Elis ReginaChegou, sorriu,
Venceu, depois chorou
Então fui eu
Quem consolou sua tristeza
Na certeza de que o amor
Tem dessas fases más
E é bom para fazer as pazes, mas
Depois fui eu
Quem dela precisou
E ela então me socorreu
E o nosso amor
Mostrou que veio prá ficar
Mais uma vez por toda vida
Bom é mesmo amar em paz
Brigas nunca mais

- Letra de Tom Jobim, cantada lindamente por Elis Regina e Paula Morelenbaum

I don’t have the authority or the age to be able to talk about Elis Regina in a way that is befitting to her. I wasn’t alive when she was, but all I can say is that she is my favorite bossa nova singer. Elis encompasses all I love about that genre like no other musician I’ve ever heard. She captures its sensuality, its spirit, its attitude and its sublime musicality. A particularly good song of hers is Brigas Nunca Mais, which is part of the incomparable Elis Regina & Tom Jobim CD. But since bossa nova is a constantly evolving genre, current Brazilian musicians continue to reinterpret it. In this case, Paula Morelenbaum (Quarteto Jobim-Morelenbaum) made a sexy drum’n’bass version of this famous song, redressing it with subtle electronica elements and proving that Elis Regina is immortal.

Brigas Nunca Mais
Brigas Nunca Mais (Paula Morelenbaum Remake)

Não tenho a experiência nem a idade de poder falar de Elis Regina com autoridade. Nem sequer estava vivo durante a sua carreira inegualável, por isso a única coisa que posso dizer é que ela é a minha cantora de bossa nova preferida. A Elis consegue capturar tudo aquilo que eu mais gosto do bossa como mais ninguém. Ela expressa a sensualidade do bossa, o seu espírito, a sua atitude e a sua musicalidade sublime. Uma canção particularmente boa dela é Brigas Nunca Mais, parte do incomparavel CD Elis Regina & Tom Jobim. Mas como o bossa é um estilo musical em constante evolução, músicos brasilieiros da nova vaga continuam a reinterpretá-lo. Neste caso, é a vez de Paula Morelenbaum (Quarteto Jobim-Morelenbaum). Ela fez uma versão ‘eléctrica’ desta música, revestindo-a com elementos de drum’n’bass e sensualidade. Pelos vistos, a Elis é imortal.

-Photo: Elis Regina

Elis & Tom - The best bossa nova CD, ever
Berimbaum, Paula's CD featuring Brigas Nunca Mais

1 comment:

Elis said...

Como Elis, nao tem,nao! Sendo eu brasileira e com idade suficiente pra ter presenciado um pouco da carreira dela em vida, posso dizer que nao houve nada comparavel ao jeito com que ela interpretava.
E eu acredito que a Paula e umas das cantoras que canta essa cancao muito bem e com nova roupagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...