Monday, January 25, 2010

O Grito Político do Hip-Hop Lusófono

Sou angolano, meus pais são angolanos, nasci em Angola, tenho passaporte angolano, sou portador de um BI angolano, visito o meu país pelo menos uma vez por ano, mas vivo na diáspora e por isso foi me retirado o direito de votar em eleições angolanas. Portanto, só me resta falar à toa aqui neste blog; a minha forma de luta, protesto e revolta é a música, como nos tempos prévios a independência angolana (em que nem sequer estava vivo). Naqueles tempos, eram as músicas de Teta Lando, Ngola Ritmos, e outros que exaltavam o povo para a independência. Hoje em dia temos as líricas do MCK, Azagaia, Ikonoklasta, Phay Grande (o poeta) e muitos outros que fazem do rap e hip-hop o seu grito de revolta. Como disse outrora, a música lusofona sempre foi bastante política, o Bonga que o diga. Aqui vão alguns sons que nesta semana são mais relevantes que nunca.

A Téknica, as Kausas, e as Konsekuencias, por MCK

A Teknika, as Kausas, e as Konsekuencias

Este é Um dos temas mais icónicos do grande MCK, proveniente do seu primeiro album, Trincheira de Ideias. Causou a morte de Cherokee, um jovem que foi brutalmente morto por um guarda do regime pelo simples facto de estar a cantar a música.


O Silêncio Também Fala, por MCK

O Silencio Tambem Fala

“O país não tem dono, Angola é de todos nós.” Nada mais precisa ser dito.


As Mentiras, por Azagaia

As Mentiras

Com músicas incisivas como esta, o mano Azagaia está a incomodar muita gente no Moçambique e não só. As Mentiras pinta um quadro triste das similaridades entre a nossa sociedade e a de Moçambique


Combatentes da Fortuna, por Azagaia

Combatentes da Fortuna

O Azagaia cantou esta música no Cine Karl Marx durante o seu concerto em Luanda e levou a casa abaixo. O público percebeu o conteúdo da mensagem. Aqueles que um dia lutaram contra o colonialismo hoje fazem pior. O povo que sempre juraram defender, hoje ja nem olham para eles.


Povo Burro, por Phay Grande

Povo Burro

Há quem diz que ás vezes o povo tem os governadores que merece. Será..? O Phay Grande tem algo a dizer sobre isto.

-Photo: Azagaia, by Cotonete Records

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...