Friday, September 17, 2010

Fernando Ribeiro on "Uma tarde ao som de Ruy Mingas"

Ruy MingasHá dias atrás escrevi um post acerca da música clássica do Ruy Mingas, o Monangambé. Transcreno na íntegra o comentário do Fernando Ribeiro, por considerar bastante interessante o link que ele nos fornece. Obrigado Fernando!

"Prezado Cláudio,

O monangambé, como é que ele vivia e como é que ele era tratado foram assunto de um artigo que escrevi para o blogue "Mukandas do Monte Estoril", a convite do proprietário deste. Não fiquei satisfeito com o texto, que ficou muito palavroso, mas procurei retratar a realidade, tal como ela era no tempo do colono.

Um dia destes, talvez eu reescreva completamente o texto e o publique no meu próprio blogue, devidamente acompanhado pela canção de Rui Mingas (que agora assina Ruy com Y, vá-se lá saber porquê...).

Se tiver curiosidade em saber o que escrevi, aponte o seu rato para o seguinte link:

http://huambino.blogs.sapo.pt/84610.html"

4 comments:

Fernando Ribeiro said...

Caro Cláudio,
Obrigado pelo destaque dado ao meu comentário.

Por outro lado, continuo sempre eternamente grato aos monangambés (a Pascoal, que existiu mesmo, e a outros cujo nome esqueci) que tiveram a coragem de contarem os pungentes dramas das suas vidas, a um colega meu e a mim próprio. Naquele tempo, era muito arriscado contar certas situações a uma pessoa que não se conhecia de lado nenhum. Se essa pessoa estivesse de má fé e os denunciasse à PIDE, só Deus sabe o que lhes aconteceria. Eles foram uns verdadeiros heróis.

Anonymous said...

Caro Fernando,

Ruy Mingas, sempre foi Ruy!

Apenas por lapso um dos seus singles (Cantiga por Luciana) foi impresso com o nome mal escrito - Rui - e desde então nasceu toda esta polémica à volta do seu nome.

Obrigado

Carlos

Fernando Ribeiro said...

Prezado Carlos

Eu ia jurar que na capa de um LP dele (editado por volta de 1972 pelo Zip-Zip, segundo creio) também vinha escrito Rui com i, mas não tenho a certeza absoluta. Procurei na Net, mas não encontrei nenhuma imagem da capa. O que encontrei foi a de uma reedição recente, pela Strauss, em que já aparece Ruy escrito com y.

Miami Party Rentals said...

Thanks for your nice sharing! I certainly enjoyed reading it, you would be a great author. Here is some useful info too…..Dance Floor Rental Miami, Miami Food Machine Rentals, Bounce House Rental Miami, Jump House Rentals Miami, Miami Movie Screen Rental, Kids Party Rentals Miami

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...