Friday, September 17, 2010

Fernando Ribeiro on "Uma tarde ao som de Ruy Mingas"

Ruy MingasHá dias atrás escrevi um post acerca da música clássica do Ruy Mingas, o Monangambé. Transcreno na íntegra o comentário do Fernando Ribeiro, por considerar bastante interessante o link que ele nos fornece. Obrigado Fernando!

"Prezado Cláudio,

O monangambé, como é que ele vivia e como é que ele era tratado foram assunto de um artigo que escrevi para o blogue "Mukandas do Monte Estoril", a convite do proprietário deste. Não fiquei satisfeito com o texto, que ficou muito palavroso, mas procurei retratar a realidade, tal como ela era no tempo do colono.

Um dia destes, talvez eu reescreva completamente o texto e o publique no meu próprio blogue, devidamente acompanhado pela canção de Rui Mingas (que agora assina Ruy com Y, vá-se lá saber porquê...).

Se tiver curiosidade em saber o que escrevi, aponte o seu rato para o seguinte link:

http://huambino.blogs.sapo.pt/84610.html"

3 comments:

Fernando Ribeiro said...

Caro Cláudio,
Obrigado pelo destaque dado ao meu comentário.

Por outro lado, continuo sempre eternamente grato aos monangambés (a Pascoal, que existiu mesmo, e a outros cujo nome esqueci) que tiveram a coragem de contarem os pungentes dramas das suas vidas, a um colega meu e a mim próprio. Naquele tempo, era muito arriscado contar certas situações a uma pessoa que não se conhecia de lado nenhum. Se essa pessoa estivesse de má fé e os denunciasse à PIDE, só Deus sabe o que lhes aconteceria. Eles foram uns verdadeiros heróis.

Anonymous said...

Caro Fernando,

Ruy Mingas, sempre foi Ruy!

Apenas por lapso um dos seus singles (Cantiga por Luciana) foi impresso com o nome mal escrito - Rui - e desde então nasceu toda esta polémica à volta do seu nome.

Obrigado

Carlos

Fernando Ribeiro said...

Prezado Carlos

Eu ia jurar que na capa de um LP dele (editado por volta de 1972 pelo Zip-Zip, segundo creio) também vinha escrito Rui com i, mas não tenho a certeza absoluta. Procurei na Net, mas não encontrei nenhuma imagem da capa. O que encontrei foi a de uma reedição recente, pela Strauss, em que já aparece Ruy escrito com y.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...